Conheça o histórico do novo ministro da Educação
- Femme News
- 26 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Carlos Alberto Decotelli da Silva assume o cargo após a saída de Abraham Weintraub do governo
Por Carolina Gandra

O presidente Jair Bolsonaro anunciou Carlos Alberto Decotelli da Silva como o novo ministro da Educação, na tarde de ontem (25), por meio da rede social Twitter. O professor vai ocupar o cargo que Abraham Weintraub deixou e, até o momento, o secretário-executivo Antonio Paulo Vogel de Medeiros exercia como ministro interino da Educação.
O novo ministro é oficial da reserva da Marinha e foi indicado pela ala militar para o cargo de presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Decotelli ocupou o cargo de fevereiro a agosto de 2019. A saída ocorreu enquanto o órgão passava por uma crise administrativa, com poucos funcionários e interrupção de processos.
FNDE é o órgão responsável pela execução da maior parte das ações e programas de educação básica do Brasil, como a alimentação e o transporte escolar.
Decotelli é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor em Administração pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutor pela Bergische Universität Wuppertal (Universidade de Wuppertal), na Alemanha.
Na página do FNDE, Decotelli é descrito como: • criador do curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance; • coordenador de Finanças Corporativas Internacionais na FGV; • foi professor de Pós-Graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral e na FGV; • deu aula de Métodos Quantitativos Aplicados ao Design na Universidade Federal do Paraná (UFPR); • membro da equipe que criou um curso de pós-graduação em finanças na PUC-RS, da qual o ex-ministro Sérgio Moro também fazia parte; • criou os cursos MBA Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Como oficial da reserva da Marinha, ele foi coordenador e professor do Jogo de OMPS na EGN - Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, na equipe do Almirante Almir Garnier.
Comments