top of page
Anny Fernandes

Conheça algumas redes de solidariedade contra a fome

Organizações se estruturam contra a fome, que se agravou durante do período da pandemia no Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

Depois de abandonar o Mapa da Fome em 2014, o Brasil voltou a expor traços de miséria no ano de 2020. O impacto do Covid-19 no país trouxe uma crise financeira que elevou a inflação e o desemprego. E no meio disso tudo, a situação da segurança alimentar do povo brasileiro foi se agravando.


Sancionado em abril de 2020, o projeto do Auxílio Emergencial assegurou que as pessoas afetadas pela pandemia continuassem a colocar comida em suas mesas. Mas, com o encerramento do benefício no fim do ano, não havia mais nada que garantisse uma alimentação de qualidade para a população com baixa ou nenhuma renda.


Nesse momento, entre 5 e 24 de dezembro de 2020, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PenSSAN) realizou o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. De acordo com a pesquisa, cerca de 116,8 milhões de pessoas lidaram com algum grau de insegurança alimentar no fim do ano. As indicações são de que, pelo 9% desses brasileiros chegaram inclusive a passar fome, o que corresponde a 19,1 milhões de pessoas.


Foto: Rede PenSSAN / Olhe para a fome

Apesar disso, como uma forma de tentar combater esse cenário, a solidariedade aumenta e dentro desse contexto várias organizações estão se estruturando com movimentos voltados ao combate à fome no Brasil. Mas essas organizações não podem subsidiar todos os recursos financeiros que garantem a alimentação por conta própria. Por esse motivo, a maioria dessas associações abriu espaços para a doação de alimentos, dinheiro, itens de higiene, etc.


O coletivo A Horta, organizado por alunos e professores do curso de Jornalismo da UFRRJ, separou algumas dessas organizações e as informações de doação para cada uma. Vale a pena conferir:


Cozinha solidária do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) distribui refeições


Para conhecer a iniciativa: @mtstbrasil no Instagram


Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) distribui alimentos nas favelas do Rio


Para conhecer a iniciativa: @mpa.brasil no Instagram


Para fazer doação: Associação Camponesa para Educação, Cultura e Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (ACECARJ) CNPJ: 33.822.838/0001–10 (Chave Pix)


Banco do Brasil (Ag. 1517–2 – C/C 33295-X)


Para clientes de outros bancos, o dígito X deverá ser substituído por 0


Os comprovantes devem ser enviados para Leile Teixeira – telefone (21) 98848 1188

CUFA promove fundo solidário COVID-19 para mães das favelas


Para conhecer o projeto e doar: https://www.maesdafavela.com.br/


Tem gente com fome


MST-RJ distribui marmita solidária


Para acompanhar as ações, acesse MST.Rio.RJ (facebook) ou @rj_mst (twitter)


Para doar: Banco do Brasil (Ag: 3086–4 / C/c: 27970–6)


Chave PIX CNPJ: 08.087.241/0001–21. Escola Estadual de Formação e Capacitação à Reforma Agrária (ESESF).

Comments


bottom of page