top of page

Confira uma lista de filmes que ajudam a estudar para o Enem e vestibulares

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 25 de jul. de 2020
  • 9 min de leitura

É possível relaxar e estudar ao mesmo tempo. Através de temáticas históricas, os filmes podem ajudar nos temas da atualidade


Por Larissa Marques

Imagem: Reprodução/Quero Bolsa

Com a pandemia do novo coronavírus, as datas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foram alteradas. A modalidade de prova impressa será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a prova digital será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do mesmo ano, segundo o calendário do INEP. No entanto, mesmo com essas novidades é importante estudar para ter um bom rendimento e assim conseguir o tão sonhado curso em uma universidade.


Sendo assim, que tal aprender através de filmes? Sim, é possível estudar, sobretudo história, através de filmes e que muitas vezes são encontrados em plataformas de streaming, como a Netflix. Além disso, será possível aumentar as possibilidades de citações em redações, assim como fazer analogias e referências históricas.


Confira filmes que podem ajudar em provas do ENEM e de vestibulares:


  • Diamante de Sangue

Diamante de Sangue, ou no título original em inglês Blood Diamond, é um filme de gênero de ação e aventura que teve estreia em 2006. Com as participações de Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly e Djimon Hounsou, o filme aborda o período da Guerra Civil de Serra Leoa em 1990 a 2002.


A guerra em si tratou-se da luta para a derrubada do governo central do país, que fica na África Central. Esse conflito ficou muito pelos massacres, amputações de membros, além de uso de crianças como soldados, e por fim o tráfico de diamantes de sangue que financiava as forças rebeldes.


Segundo a sinopse do filme, que também se encontra na Netflix: Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.


  • A Lista de Schindler

Um dos filmes conhecidos como clássicos na abordagem de filmes que retratam o nazismo. É um filme de 1993 com gênero de drama, que foi dirigido e produzido por Steven Spielberg. Ademais, traz em seu elenco Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.


O filme fala sobre o período da segunda guerra mundial, onde Hitler tentava dominar o mundo e erradicava as raças que ele considerava como impura. Também foi durante este período em que houve a situação difícil dos judeus, levando a um dos períodos mais tristes da história, o Holocausto em que milhares de pessoas morreram. Por fim, o filme pode ser encontrado também na Netflix.


Segundo a sinopse do filme: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.


  • O Menino do Pijama Listrado

Ainda retratando sobre a segunda guerra mundial e nazismo, não podemos nos esquecer do filme emocionante O Menino do Pijama Listrado, filme de drama e que traz contextos da guerra em 1940. Ainda, o filme teve seu lançamento em 2008 e traz em seu elenco estrelas como Asa Butterfield, que interpreta Bruno e Jack Scanlon que interpreta Shmuel. Além disso, trouxe também a atriz Vera Farmiga e David Thewlis. Este longa também se encontra no catálogo de filmes da Netflix.


Segundo a sinopse do filme: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


  • 12 anos de escravidão

Feito um grande sucesso nas telas, este longa é baseado na autobiografia de Solomon Northup. É um filme de drama histórico que teve seu lançamento em 2013 e trouxe grandes nomes como Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong'o, Michael Fassbender, Sarah Paulson, Benedict Cumberbatch e Brad Pitt.


A saber, a história é baseada na vida de Solomon Northup, um escritor abolicionista afro-americano que nasceu livre nos Estados Unidos. Ele era fazendeiro e violinista, assim como também dono de terras. No entanto, em 1841, ele foi sequestrado por mercadores de escravos e foi vendido. Solomon trabalhou por 12 anos em plantações no estado de Louisiana até conseguir sua libertação. Somente em 1853 ele foi formalmente liberto e publicou o livro Doze Anos de Escravidão, que havia memórias sobre sua vida como escravo, e que mais tarde foi adaptado para as telas. Esse filme também pode ser encontrado na Netflix.


Segundo a sinopse: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.


  • Dunkirk

Voltando um pouco ao gênero de guerra trazemos o filme Dunkirk de 2017, coproduzido e dirigido por Christopher Nolan que traz estrelas como Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles, Aneurin Barnard, James D'Arcy, Barry Keoghan, Kenneth Branagh, Cillian Murphy, Mark Rylance e Tom Hardy.


Historicamente a Batalha de Dunquerque, que deu vida ao filme, aconteceu durante a segunda guerra mundial em 1940. Nesse período asa forças francesas e britânica ficaram encurraladas por um grande veículo de guerra alemão ao norte da França. Com medo da derrota, começou-se uma plano de evacuação de soldados nessa área, chamado de Operação Dínamo. Além disso, foi considerada uma evacuação milagrosa e estratégica, visto que conseguiram evacuar quase trezentos mil e quarenta mil soldados aliados.


Segundo a sinopse: Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.


  • Gladiador

O filme com data de lançamento em 2000, dos gêneros drama histórico, ação e aventura, foi dirigido por Ridley Scott e com roteiro de David Franzoni, John Logan e William Nicholson. Ademais, trouxe como elenco Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Richard Harris e Connie Nielsen.


A saber, o longa trata de uns dos períodos históricos na Roma Antiga em que o termo gladiadores naquela época eram escravos que eram forçados a lutarem no Império Romano. O filme pode ser encontrado na Netflix.


Segundo a sinopse do filme: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.


  • Olga

Para complementar a lista mais um que foi sucesso de bilheteria e um longa brasileiro. Olga é um filme do ano de 2004 com direção de Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais.


O filme retrata a história de uma mulher chamada Olga Benário Prestes, que foi uma militante comunista alemã. Ela chegou no Brasil em 1934 para apoiar o Partido Comunista Brasileiro e foi então que conheceu Luís Carlos Prestes, um militar e político comunista brasileiro, o qual virou seu marido. Ademais, o filme traz algumas questões sobre a segunda guerra mundial e a Era Vargas.


Segundo a sinopse do filme: Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.


  • Tempos Modernos

É um filme clássico é que constantemente aparecem questões em provas de vestibulares ou em provas do ENEM, já que faz a abordagem da relação de trabalho no século XX. A saber, é um filme mudo e bem antigo, sendo seu lançamento em 1936 e traz os gêneros de comédia, drama e romance, escrito, estrelado e dirigido por Charlie Chaplin.


Por conseguinte, o filme trata-se de uma crítica, mesmo que de gênero drama, faz uma forte critica sobre o capitalismo, sobretudo o fordismo, assim como a situação de trabalhadores, que eram tratados como verdadeiras máquinas até o período da Revolução Industrial. O filme se encontra na plataforma do YouTube.


Segundo a sinopse do filme: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.


  • Getúlio

Aproveitando o gancho do filme anterior, que traz alguns fatos da Era Vargas, trazemos mais uma opção de um filme nacional de estreia em 2014. O longa é estrelado por Tony Ramos, Drica Morais, Alexandre Borges, Adriano Gavin, Marcelo Médici e entre outros nomes, além de contar com a direção de João Jardim, com roteiro de George Moura.


O filme Getúlio aborda os últimos dias do ex-presidente durante seu isolamento no Palácio do Catete após o atentado à tiros a residência de Carlos Lacerda, um jornalista e político brasileiro importante da época. O filme está à disposição na Netflix para quem queira acompanhar os último dias de Getúlio e pouquinho sobre a Era Vargas.


Segundo sinopse do filme: A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.


  • Histórias Cruzadas

Por último, mas não menos esperado em nossa lista temos o filme Histórias Cruzadas ou em seu título em inglês original The Help. O filme teve seu lançamento em 2011, com direção de Tate Taylor e produção de Chris Columbus, Michael Barnathan, Michael Radcliffe. Além disso, traz em seu elenco nomes como Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney.


Este longa tem uma grande importância quando se quer aprender um pouco sobre as questões raciais no sul dos Estados Unidos na década de 60, onde diferentemente da parte norte, o trabalho escravo se assentou nessa parte. Além disso, traz questões da segregação racial. Tema este que cai bastante em provas de histórias em vestibulares e ENEM. Para quem quer dar uma olhadinha nessa história emocionante, o filme se encontra também no catálogo da Netflix.


Segundo a sinopse do filme: Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.



As sinopses foram retiradas do site Adoro Cinema.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page