top of page
Foto do escritorMillena Galdino

Confira 5 podcasts para diversificar a sua escuta

Uma lista pensada para ampliar o seu repertório


Por: Millena Galdino


Crédito: Freepik

Uma qualidade incomparável do Podcast é ter pluralizado vozes que discutem diversos temas de uma maneira menos hegemônica do que nas mídias tradicionais. Entretanto, muitas vezes ficamos presos nos mesmos programas que já conhecemos.


Pensando em alargar seus horizontes, aqui está uma lista com outros podcasts para conhecer e incluir no seu cotidiano:


1. Cirandeiras:


O podcast produzido pelas jornalistas Joana Suarez e Raquel Baster, que tem como objetivo praticar a escuta de mulheres brasileiras que avançam territórios, modificam padrões e vidas, em uma força coletiva da ciranda. A primeira temporada debruçou-se em apresentar como a pandemia afetou vários segmentos de nossas vidas. Já na segunda e nova temporada, elas vão abrindo a roda para conversar sobre ritmos brasileiros, como o Cavalo marinho, o Coco de roda, entre outros.


2.Prato cheio:


Uma faceta do projeto jornalístico que investiga exclusivamente alimentação e suas implicações políticas, o Joio e o Trigo. Nos programas são debatidos como a alimentação não é só entrelaçada, mas está em tudo, inclusive, em formatos de relações de poder.


3. História Preta:


Escrito e apresentado por Thiago André, o objetivo deste podcast é trazer para superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no mundo, em um formato narrativo. Além disso, existe um clube de escuta, que acontece às quintas-feiras, 19h, sendo um espaço para ouvir os episódios juntos e partilhar as ideias que surgiram a partir deles.


4. Afetos:


Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira, os episódios abordam tudo aquilo que nos afeta, buscando conectar pessoas pela sensibilização dos temas corriqueiros. (Esse é para chorar, muitas vezes).


5. Angu de Grilo:


Produzido pelas jornalistas Flávia Oliveira e Isabela Reis, mãe e filha, o programa reúne o bom humor, leveza, intimidade e informalidade no tom dos debates levantados por elas. O programa vai ao ar todas às terças-feiras, trazendo, geralmente, um resumo do que rolou pela semana.






Comentarios


bottom of page