top of page
Julia Ferraz

Cinco filmes para comemorar o dia mundial da dança

A dança é considerada a arte mais completa, pois os movimentos são criados e expressados pelo corpo humano


Hoje, dia 29 de abril, é comemorado o dia mundial da dança, instituído pela Unesco e pelo Comitê Internacional de Dança (CID). A data foi escolhida por ser o dia do aniversário do mestre francês Jean-George Noverre, bailarino e professor de balé que revolucionou a dança. No Brasil a data coincide com o aniversário de Marika Gidali, bailarina que, junto com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em São Paulo, em 1971.


Confira agora cinco filmes que retratam a dança:


1- Dirty Dance

Fonte: pipoca moderna

A jovem Baby fica desanimada ao descobrir que vai passar as férias de verão em um resort com sua família, mas tudo muda quando ela conhece o instrutor de dança Johnny. Depois de um imprevisto, Baby passa a ser a parceira de dança de Johnny, e os dois acabam se apaixonando.


2- Flashdance

Foto: telecine

Alex Owens é uma jovem apaixonada por dança que trabalha em uma usina de aço, mas dança em um bar a noite. Seu chefe aposta em seu talento na dança e a incentiva a tentar uma vaga em um conservatório de dança prestigiado.


3- Cisne Negro

Foto: telecine

Nina é uma bailarina obcecada pela dança. Após ser escolhida para o papel principal de “O lago dos Cisnes”, ela começa a ter alucinações e começa a busca incessante pela perfeição, levando Nina ao extremo.


4- Clímax


Foto: Adorocinema

Ambientada na década de 90, um grupo de dançarinos se isolam em nomeio de uma floresta para um ensaio importante. Tudo muda quando eles fazem uma festa para comemorar o fim dos ensaios e percebem que foram drogados, fazendo com que todos começassem a ter alucinações e paranoias.


5- Ela dança, eu danço

Foto: Burn Book

Um jovem problemático precisa cumprir trabalho voluntário em uma escola de artes. Ele chama a atenção de uma bailarina que está tentando misturar passos de hip-hop com balé clássico e pede a ajuda dele para tornar sua ideia real.

1 comentário

1 Comment


Pedro Paixão
Pedro Paixão
May 01, 2021

Ótimo texto! Adorei a colocação das palavras e a pontuação. Excelente escritora!!!

Like
bottom of page