Neste segundo trimestre de 2020, as aulas de Yoga conquistaram o público e tiveram crescimento de 358% e mais de 9 mil acessos em plataforma
Por Larissa Marques
Conhecido como uma prática milenar de relaxamento e tranquilidade, que teve origem na Índia e ainda com forte relação com as práticas de meditação budista, o Yoga trabalha o corpo e a mente, fazendo com que haja um equilíbrio na saúde mental das pessoas.
A princípio, não há uma data exata que aponte como a yoga surgiu. Contudo, uma suposição aponta que entre os séculos 2 a.C. e 5 d.C, um intelectual indiano chamado Patañjali criou uma coleção com 196 sutras, ensinamentos em forma de texto, com as principais práticas da modalidade que ao longo do tempo foram se modernizando.
A saber, a modalidade tem como intuito trabalhar o autocontrole de maneira interligada, alcançando assim uma liberdade pessoal, longevidade além de uma autocompreensão. Durante esse período de pandemia do novo coronavírus, a prática pode ajudar bastante as pessoas que estão com a saúde mental abalada e sentem a necessidade de se cuidar melhor.
Segundo dados da plataforma de exercícios Weburn, neste período de pandemia a modalidade teve um crescimento de 358% nos últimos três meses, além de ter tido mais de 9 mil acessos na plataforma do Weburn Play. Aliás, o aplicativo está disponível para iOS e no Google Play Store.
Segundo Cristina Kalyani, instrutora de yoga do Weburn, bastante conhecida por levar a prática para famosos como a modelo Gisele Bündchen, acredita com a prática quando inserida na rotina espelha na mudança de vida, além de buscar melhorias em aspectos importantes, como a postura, equilíbrio e sobretudo a saúde mental.
Ainda mais, a instrutora apresenta cinco benefícios do yoga à saúde. Confira:
1. A prática do yoga é formada por posturas físicas, exercícios de respiração, relaxamento e meditação. Ásanas, que é o conjunto de posturas psicofísicas, auxiliam na força, equilíbrio, flexibilidade, controle do peso corporal e no metabolismo no dia a dia.
2. A prática dos Pranayamas, que são exercícios respiratórios que ajudam no desenvolvimento respiratório, melhora a saúde energética e emocional. O praticante se sente mais energizado e balanceado, aumentando também as defesas do organismo.
3. A meditação também é uma área importante da prática do yoga. Ela ajuda no controle da mente e das emoções do dia a dia, auxiliando no combate de emoções como ansiedade, medo e angústia.
4. Além do esforço físico, o yoga apresenta uma conexão espiritual para que o praticante esteja concentrado e entregue ao exercício de corpo e alma. Quando encontra essa conexão com algo maior que seu ego e se conecta com a força maior que você pode chamar de Deus, Universo, Divino. Não importa como chame, quando encontra a união e harmonia entre todos os aspectos do seu ser, corpo, mente e espírito, o eu individual e o eu universal, uma grande união com o divino ocorre.
5. Com o yoga, o praticante consegue ter mais clareza e força para lidar com os obstáculos de cada dia, e aprende a escutar a voz da intuição, seu ‘eu superior’ e por meio dessas técnicas é possível conseguir lidar com a dor emocional e mental sem se identificar com essa dor. O yoga ensina a ter uma melhor relação entre você e sua voz interior. Essa prática auxilia a sua relação entre você e você mesmo, você e sua família, amigos, colegas, é uma transformação que melhora a sua relação com o mundo ao seu redor.
Comments