Grupo internacional de cientistas publicou em uma revista especializada a presença de fosfina na atmosfera de Vênus, gás existente também na Terra
Nesta segunda-feira (14), um grupo de cientistas publicou na revista especializada Nature Astronomy a constatação de presença do gás fosfina na atmosfera de Vênus. De acordo com a pesquisa, a fosfina é um gás existente no planeta Terra e só pode ser encontrada nos seguintes processos: pela fabricação de forma industrial ou pela ação de micróbios que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio - chamados anaeróbicos.
Segundo o portal de notícias Agência Brasil, os cientistas utilizaram telescópios avançados; a equipe é formada por astrônomos do Reino Unido, Estados Unidos e Japão, que puderam confirmar a presença da molécula em Vênus. A fosfina é um gás altamente tóxico, composto por hidreto de fósforo. Os pesquisadores veem esta descoberta com entusiasmo, mas admitem que há muito trabalho pela frente para confirmar presença de ''vida'', pois a atmosfera de Vênus é extremamente ácida, com cerca de 90% de ácido sulfúrico, o que dificulta a sobrevivência de micróbios, segundo o Observatório Europeu do Sul.
De acordo com o artigo, a pesquisadora professora Greaves relata “Encontrar o gás fosfina na atmosfera de Vênus foi uma surpresa inesperada. Pois Vênus é um planeta de condições que na superfície são hostis à vida e a composição das suas nuvens, local onde foi identificada a fosfina, é altamente ácida. Em tais condições, a fosfina seria destruída muito rapidamente".
Comments