top of page
Foto do escritorFemme News

Chá de revelação provoca incêndio florestal em San Bernardino, Califórnia

Atualizado: 9 de set. de 2020

Segundo bombeiros, um dispositivo pirotécnico foi a causa de um dos incêndios do estado


Por Ana Modesto

Foto: Reprodução/Twitter/San Bernardino National Forest

Na madrugada desta última segunda-feira (7), o Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino divulgou a causa de um dos incêndios da Califórnia. O principal responsável teria sido um "dispositivo pirotécnico gerador de fumaça", utilizado em um chá de revelação localizado, aproximadamente, 125 km a leste de Los Angeles.


Chá de revelação consiste em uma comemoração feita pelos pais com o intuito de revelar o sexo do bebê aos convidados ou caso os pais ainda não saibam, a eles também. Uma das maneiras de realizar tal anúncio seria a partir do uso de um dispositivo pirotécnico gerador de fumaça, que ilustra o sexo do bebê a partir de fumaças de cores diferentes.


O incêndio que ficou conhecido como "El Dorado" iniciou no último sábado (5), no Parque do Rancho El Dorado, em um acampamento na Floresta Nacional de Sierra, próximo à São Francisco. Chegando em Yucaipa Ridge, por volta das 10:23h (horário local) e rapidamente se espalhando. Logo, na tarde desta segunda (7), já está em 8.600 acres e 7% de lista de contenção.


Por causa do incêndio, neste domingo (6), o governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou estado de emergência para o condado de San Bernardino. Além de San Bernardino, outros condados também declararam estado de emergência por conta dos incêndios florestais em meio a altas temperaturas.


As avaliações ocorreram no início do fogo, e segundo a Floresta Nacional de San Bernardino, evacuações incluem também comunidades de Oak Glen, Mountain Home Village, Forest Falls e North Bench Yuciapa. O Centro Comunitário de Yucaipa foi instalado em 34900 Oak Glen Road.


Neste último domingo, ao norte do Califórnia, no centro de San Bernardino, temperaturas batem recorde de 37,7ºC. Serviço meteorológico alega que mais 99% da população da estado sofrerão de calor ou de calor excessivo. A destruição do fogo chega a uma área de cerca de 30 quilômetros quadrados, e somente 5% das chamas foram controladas. De acordo com Corpo, até o momento, não houve relatos de pessoas feridas e desabrigadas ou de casas destruídas. No total, 500 bombeiros trabalham no combate ao fogo e conta com a ajuda de quatro helicópteros.


O incêndio identificado como Creek Fire, iniciou na sexta-feira e já devastou quase 32.000 hectares. Ainda nesta última segunda-feira (7), encontrava-se completamente fora de controle dos bombeiros. Os mesmos afirmam que chamas chegaram a um nível de "condições extremas".


Em decorrência dos 900 incêndios florestais desde 15 de agosto no estado, mais de 600 mil hectares de floresta já foram devastados nas últimas três semanas. Em grande parte influenciado pela intensa série de milhares de relâmpagos, onde fogo já queimou mais de 1,5 milhão de acres e deixou quase 3.300 estruturas debilitadas.


Temperaturas elevadas também foram alguns dos fatores responsáveis pelo aumento no número de queimadas, pois, todas as zonas afectadas pelas chamas sentiram temperaturas por volta dos 30°C. Segundo G1, no centro de Los Angeles, temperaturas aproximam-se dos 50ºC e em Palm Springs supera os 50°C.


No sábado (5), 200 turistas foram resgatados de helicóptero após ficarem presos em uma reserva, pois todas as estradas ficaram bloqueadas pelo fogo. Segundo os bombeiros locais, o calor se manteve até mesmo durante a noite e existe o risco dos fortes ventos alastrarem ainda mais as chamas para outras áreas florestais.


Autoridades locais pedem a população que economizem energia elétrica e assim auxiliem na descompressão sobre a rede elétrica do estado.


Em um comunicado, o Corpo de Bombeiros afirma que os responsáveis por iniciar um incêndio por negligência ou atividade ilegal poderá pagar financeira e legalmente, como é possível ver na declaração:


"O Cal Fire lembra ao público que, com as condições secas e tempo crítico para incêndios, não é necessário muito para começar um incêndio. Os responsáveis por começar um incêndio por negligência ou atividade ilegal podem ser responsabilizados criminal e financeiramente".


Commenti


bottom of page