Mais uma receitinha na linha dos “sem álcool” pra aquecer a sua festa junina do #fiqueemcasa
Uma quentinha e cremosa, ainda na linha dos “sem álcool”, o queridinho das festas juninas é o chá de amendoim, que apesar do nome, trata-se mais precisamente de uma batida de leite com amendoim torrado, perfeito para aquecer esse fim de semana gelado, já que ainda não dá pra aglomerar e o jeito é curtir em casa mesmo.
A receita super simples, foi cedida pela D. Irene de Souza Santos, mas a receita não é dela, é uma tradicional receita junina, que alguém passou pra alguém que passou pra irmã, que passou ela – então pode confiar, já testamos e aprovamos!
Chá de Amendoim
Irene de Souza Santos
Ingredientes
½ kg de amendoim torrado e sem pele
1L e ½ de leite
1 caixinha de leite condensado
Preparo
Bate o amendoim no liquidificador, até o ponto de farofa/paçoca;
Em uma panela adicione o amendoim triturado, o leite e o leite condensado;
Leve ao fogo, até começar a ferver – mexendo sempre para não grudar no fundo da panela;
Desligue o fogo quando estiver na textura desejada – quanto mais ferver mais cremoso fica, quanto menos ferver, ficará mais líquido.
Conforme as palavras da própria D. Irene – é tudo no “olhômetro” – ajuste o preparo ao seu gosto, desde a quantidade de amendoim, o quanto você vai moer eles (bem moídos e uniformes ou mais granulados e com pedaços) até a textura mais cremosa ou líquida; e para finalizar, você pode também “temperar” com um pouco de canela em pó, na própria panela ou nos copos ao servir.
Esta é uma bebida para ser servida quente, mas pra quem não estiver sob essa frente fria do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, por que não inventar um Milk-shake de amendoim, acrescentando uma bola de sorvete de creme, ou cubos de gelo?
Mas ATENÇÃO: se você é alérgico a algum dos ingredientes, não consuma a receita. Esta receita contém com certeza, leite (lactose) e amendoim, mas pode conter traços de outros alérgenos, então consulte os rótulos dos ingredientes para ter certeza.
Comments