Celebre os 74 anos do astro Sylvester Stallone
- Femme News
- 6 de jul. de 2020
- 10 min de leitura
Relembre os filmes mais marcantes da carreira do eterno Rocky Balboa
Por Larissa Marques

Hoje, 6 de julho, o astro Michael Sylvester Gardenzio Stallone, mais conhecido mundialmente como Sylvester Stallone, completa 74 anos de idade. Ademais, o ator traz consigo um currículo extenso como ator, diretor e roteirista. Já são 50 anos só de carreira atrás e na frente das câmeras.
A princípio, a vida cinematográfica de Sylvester não foi nada fácil até chegar no sucesso atual. Seu primeiro papel foi em um filme pornográfico chamado “O Garanhão Italiano” em 1970. De acordo com ele, eram pagos 200 dólares a cada dois dias de trabalho e que aceitou por desespero visto que havia sido despejado e já estava sem onde morar. Ele ainda chegou dizer que, “era fazer aquele filme ou roubar alguém, porque eu estava no fim de minhas forças”.
Sylvester Stallone atuou em vários gêneros, indo de ação à comédia. Após, “O Garanhão Italiano”, ele fez algumas outras atuações, mas foi em 1976 que sua carreira teve um rumo diferente a partir daí ficou conhecido como Rocky Balboa e alguns anos depois como John T. Rambo.
E para comemorar, confira abaixo alguns filmes mais célebres do ator que fizeram sua carreira decolar e que são ótimos para assistir durante essa quarentena:
Rocky, um Lutador - 1976
Inegavelmente, ao mencionar o nome de Sylvester será associado ao seu nome fictício de Rocky Balboa. O primeiro filme, de uma série que já conta seis filmes e mais dois spin-off, chama-se “Rocky” com o lançamento em 1976. Além de protagonista, Sylvester também foi o roteirista. O filme também contou com a direção de John G. Avildsen.
Segundo a sinopse do primeiro filme: Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a ideia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.
O primeiro filme foi produzido com cerca de 1 milhão de dólares e teve um lucro de 225 milhões em bilheteria global e dessa forma tornou-se o filme de maior bilheteria de 1976. Ainda, o filme fez tanto sucesso que rendeu várias indicações a prêmios cinematográficos. Inclusive, teve nove indicações ao Oscar em 1977 e ganhou três categorias, sendo: o prêmio de melhor filme, melhor diretor e melhor edição. No mesmo, o filme teve indicações ao Globo de Ouro e ganhou o prêmio de melhor filme da categoria drama. Por fim, foi indicado ao BAFTA de 1978, e ainda venceu na categoria de melhor ator estrangeiro em um dos mais importantes prêmios cinematográficos da Itália, o Prêmio David di Donatello
Rocky II - A revanche – 1979
Esse foi o segundo filme da série. Neste contou com direção, e novamente roteiro e atuação de Sylvester Stallone. O filme teve um gasto de 7 milhões de dólares e rendeu cerca de mais de 200 milhões de dolares.
Segundo a sinopse: Após o término do confronto contra Apollo Creed (Carl Weathers), Rocky (Sylvester Stallone) promete à Adrian (Talia Shire), sua esposa grávida, que irá largar os ringues de boxe. Porém, Apollo quer provar que Rocky não foi nocauteado por acaso e, como este está sem dinheiro, promovem outra luta entre os dois pugilistas.
Ainda mais, assim como o primeiro filme, o segundo também foi indicado a prêmios e chegou a ganhar dois. O primeiro foi na categoria de filme favorito no People's Choice Awards em 1980 e no mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor filme no American Movie Awards.
Rocky III - O desafio supremo – 1982
Esse é o terceiro filme da série e foi o segundo que Sylvester também esteve na direção. Foi um enorme sucesso de bilheteria, ainda maior que o primeiro filme e acabou tornando-se o quarto filme de maior bilheteria daquele ano. Teve um lucro de 270 milhões de dólares, além de ter uma boa receptividade por parte da crítica especializada.
Segundo a sinopse: Após ter sido derrotado por Clubber Lang (Mr. T), um novo e temível adversário, Rocky (Sylvester Stallone) passa a ser treinado para a luta revanche por Apollo Creed (Carl Weathers), seu antigo rival, que deseja de Rocky apenas um pequeno favor em troca dos seus serviços.
A saber, o filme foi indicado ao Oscar na categoria de melhor canção com a música Eye of the Tiger da banda Survivor e tornou-se sucesso a partir de então. Sendo mencionada ainda em episódios da série Supernatural.
Rocky Balboa – 2006
Ainda dentro dos filmes do Rocky, tivemos o Rocky IV de 1985 e o Rocky V em 1990. Após 16 anos após sua última luta, o personagem de Stallone volta novamente em seu sexto filme, e novamente como diretor, ator e roteirista.
Segundo a sinopse: A glória faz parte do passado para Rocky Balboa (Sylvester Stallone). Dono do restaurante Adrian's, batizado em homenagem à sua falecida esposa, Rocky passa as noites contando aos clientes histórias de sua época de lutador. Rocky Jr. (Milo Ventimiglia), seu filho, não dá muita atenção ao pai, preferindo cuidar de sua própria vida. Sua vida muda após uma simulação de computador colocar Mason Dixon (Antonio Tarver), o atual campeão mundial dos pesos pesados, enfrentando Rocky em seu auge. Dixon fez fama pela facilidade com a qual conseguiu o título, mas como nunca encarou um oponente que realmente o desafiasse é considerado por muita gente como um lutador muito técnico, mas sem alma. A simulação faz com que o agente de Dixon resolva realizar a luta, oferecendo a Rocky uma nova chance de voltar aos ringues.
Esse filme trouxe umas das melhores frases motivacionais. Em uma parte, Rocky diz ao seu filho: “O mundo não é um grande arco íris, é um lugar sujo e cruel que não quer saber o quanto você é durão, vai colocar você de joelhos e você ficará de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão duro quanto a vida, mas não se trata de bater duro, se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de tentar e continuar tentando! É assim que se consegue vencer!”.
Creed: Nascido Para Lutar – 2015
Após a aposentadoria de Rocky Balboa no último filme da série, surge o primeiro spin-off chamado Creed, estrelando Michael B. Jordan como Adonis Johnson Creed, filho Apollo Creed. O filme, com lançamento em 2015 nos Estados Unidos, dirigido por Ryan Coogler, escrito por Coogler e Aaron Covington e produzido por Sylvester Stallone. O filme teve um orçamento de 35 milhões de dólares e um lucro de mais de 173 milhões de dólares.
Segundo a sinopse: Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto uma luta pela glória, o outro luta pela vida.
A saber, Creed: Nascido Para Lutar não foi o único spin-off de Rocky Balboa, posteriormente, em 2018 teve lançamento o filme Creed II que foi dirigido por Steven Caple Jr., e escrito por Sylvester Stallone e Juel Taylor. O filme teve um orçamento de 50 milhões de dólares e lucro maior que 213 milhões de dólares.
Segundo a sinopse de Creed II: Adonis Creed (Michael B. Jordan) saiu mais forte do que nunca de sua luta contra 'Pretty' Ricky Conlan (Tony Bellew), e segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky (Sylvester Stallone). Sua próxima luta não será tão simples, ele precisa enfrentar um adversário que possui uma forte ligação com o passado de sua família, o que torna tudo ainda mais complexo.
Rambo: Programado para Matar – 1982
Saindo um pouco dos ringues, o astro deu à vida a um dos seus personagens mais conhecidos e também marcantes em sua carreira. Com a direção de Ted Kotcheff, produzido por Mario Kassar e Andrew G. Vajna, com roteiro de David Morrell, Michael Kozoll, William Sackheim e Sylvester Stallone; o filme Rambo teve lançamento em 1982 e foi baseado na obra de David Morrell com o mesmo nome.
Segundo a sinopse: John Rambo (Sylvester Stallone) é um veterano da Guerra do Vietnã que é preso injustamente pelo xerife Teasle (Brian Dennehy), mas consegue fugir e promove uma guerra não só contra o policial mas contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer de melhor.
Ainda, este primeiro foi um grande sucesso e teve mais de 125 milhões de dólares de bilheteria.
Rambo 2: A Missão – 1985
O segundo longa dessa franquia de ação, foi dirigido por George P. Cosmatos, com história de Kevin Jarre e roteiro de Sylvester Stallone, além de ter James Cameron como parte da roteirização.
Segundo a sinopse: John Rambo (Sylvester Stallone) está cumprindo pena em uma penitenciária federal quando recebe uma proposta: se participar de uma missão suicida (que consiste em localizar prisioneiros americanos) no sudeste asiático será perdoado e reintegrado ao exército. Ele concorda, mas não imaginava que seria traído pelos compatriotas, que não querem de fato nenhuma prova de prisioneiros, pois isto acarretaria gastos de 2 bilhões de dólares para libertá-los. Com isso, Rambo acaba sendo abandonado pelos americanos em território inimigo.
Por fim, esta continuação foi um sucesso de bilheteria, cerca de 300 milhões de dólares. Entretanto, a crítica não foi tão positiva. Ainda em 1985, o filme chegou a ser indicado e vencedor do prêmio de pior filme do ano no Golden Raspberry Awards. Todavia, chegou a ser indicado ao Oscar na categoria de melhor edição de som.
Rambo: Até o Fim – 2019
Este foi o quinto e a saber o último filme da sequência. Foi dirigido por Adrian Grunberg, com roteiro de Sylvester Stallone e Matt Cirulnick. O filme custou cerca de 50 milhões de dólares e arrecadou um pouco mais de 91 milhões de dólares, sendo assim não teve sucesso de bilheteria.
Segundo a sinopse: Rambo: Até o Fim se passa décadas depois de John Rambo (Sylvester Stallone) ter lutado contra seus inimigos. Agora, ele encontrou a paz em um rancho na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Lá ele ajuda Maria Beltran (Adriana Barraza) a criar a neta Gabrielle (Yvette Monreal), que o trata com imenso carinho. Decidida a encontrar o pai, que a abandonou ainda criança, ela conta com a ajuda de uma amiga que agora vive no México para localizá-lo. Mesmo contra a vontade da avó e de Rambo, Gabrielle parte escondida para o país vizinho e, após ser dispensada pelo próprio pai, acaba vendida para uma gangue que gerencia prostitutas. Alertado sobre o que aconteceu, Rambo decide ir até o Mèxico para salvá-la.
Dessa forma, o filme não trouxe uma boa recepção para a crítica especializada. De acordo com eles, o filme teve muita “violência exagerada” e foram lançadas também acusações de racismo e xenofobia contra o filme.
Os Mercenários – 2010
Em 2010, esse filme foi um grande sucesso. Contou com o roteiro, produção e atuação de Sylvester. Ademais, junto dele estavam grandes estrelas, como: Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews e Mickey Rourke. Contou ainda com as participações de Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e a atriz brasileira Giselle Itié.
Segundo a sinopse: Barney Ross (Sylvester Stallone) é o líder de um grupo de mercenários, que realiza qualquer missão desde que ela seja bem paga. Entre seus companheiros usuais estão o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), Bao Thao (Jet Li) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), que têm demonstrado instabilidade emocional durante as missões. Um dia, Barney e sua trupe são contratados para derrubar o general Garza (David Zayas), ditador da ilha de Vilena. Barney e Lee vão ao local e encontram Sandra (Gisele Itiê), que deseja derrubar o governo. Só que logo eles são atacados pelas forças de Garza e de Monroe (Eric Roberts), um empresário americano que financia o governo local. Barney e Lee deixam Vilena e abandonam a missão, mas a persistência de Sandra, que deseja ficar para lutar pela liberdade, mexe com os até então inexistentes princípios de Barney.
O filme teve um orçamento de 80 milhões em toda sua produção e teve ainda um lucro de mais de 274 milhões de dólares mundialmente. Com relação às críticas, o filme dividiu opiniões e teve muitas críticas negativas.
Os Mercenários 2 – 2012
A continuação chamada “Os Mercenários 2”, foi dirigido por Simon West e teve a roteirização e a atuação de Stallone. Contando com os mesmos astros do primeiro filme, esta sequência conta ainda com as participações de Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Liam Hemsworth, entre outros.
Segundo a sinopse: O grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) se une para uma nova empreitada. Após perderem um amigo assassinado pelo temido Vilain (Jean-Claude Van Damme), a turma embarca em uma jornada em busca de vingança. Ao mesmo tempo, recebem a missão de Church (Bruce Willis) de evitar que Vilain coloque as mãos em uma quantidade impressionante de plutônio enriquecido, que possibilitaria a produção de armas nucleares. Ross contará com a ajuda de Christmas (Jason Statham), Gunner (Dolph Lundgren), Hale (Terry Crews), Toll (Randy Couture) e Trench (Arnold Schwarzenegger), isso sem falar no misterioso Booker (Chuck Norris).
De acordo com o Rotten Tomatoes, um site que agrega as críticas de filmes e séries, o filme é: “ Tenso, violento, e devidamente autodepreciativo, Os Mercenários 2 dá aos fãs de ação clássicos tudo o que se pode razoavelmente esperar de um repleto de estrelas com um tiro no alto - para melhor e para pior". Sendo assim, teve uma boa receptividade por parte do público e dos críticos. Em falar de orçamento e lucros nas bilheterias, a sequência teve um gasto de 100 milhões de dólares em sua produção e mais de 305 milhões de dólares de lucros.
Os Mercenários 3 – 2014
E por fim, o último filme da trilogia de ação até o momento. Foi lançado em 2014, com a direção de Patrick Hughes, roteirização de Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt e Sylvester Stallone. O filme marcou a volta do antigo grupo, e ainda contou com novas faces na ação. Dentre essas estrelas estão: Antonio Banderas, Kellan Lutz, Ronda Rousey, Glen Powell, Victor Ortiz, Robert Davi, Kelsey Grammer, Wesley Snipes, Mel Gibson, Antonio Banderas e Harrison Ford.
Segundo a sinopse: Barney (Sylvester Stallone) e sua trupe de mercenários resgatam Doc (Wesley Snipes), um dos integrantes originais do grupo, que estava preso há oito anos. Logo em seguida eles partem para cumprir uma missão, onde têm uma grande surpresa: o reencontro com Conrad Stonebanks (Mel Gibson), que Barney acreditava ter matado. Antigos colegas que se tornaram inimigos, Barney e Conrad agora se enfrentam em um grande duelo onde os demais mercenários são também envolvidos.
Rota de Fuga – 2013
E por último e não menos aguardado, o último filme da lista de filmes de Sylvester para maratonar. Rota de fuga é um filme de ação e suspense que trouxe os dois astros principais de filmes de ação, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Ademais, Amy Ryan, 50 Cent, Vincent D'Onofrio e Vinnie Jones e Jim Caviezel completam o elenco de Rota de Fuga. Foi dirigido por Mikael Håfström, um cineasta sueco e escrito por Miles Chapman e Jason Keller.
Segundo a sinopse: Ray Breslin (Sylvester Stallone) é a maior autoridade existente ao se falar em segurança. Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando é preso, Ray é enviado justamente para a prisão que criou. Lá ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que permita sua fuga.
Ainda, o filme teve um orçamento de 40 milhões de dólares e um lucro de bilheteria de cerca de 137 milhões de dólares.
Comments