top of page

Celebre os 58 anos e trajetória de Tom Cruise

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 3 de jul. de 2020
  • 6 min de leitura

Com mais de 30 anos de carreira, o astro carrega diversos títulos de sucesso e indicações a prêmios


Por Larissa Marques

Imagem: Reprodução/ Jamie McCarthy/Getty Images

Nesta sexta-feira (3), Thomas Cruise Mapother IV, mais conhecido como Tom Cruise comemora 58 anos de idade e com um currículo extenso de produções cinematográficas. A saber, o ator nasceu em Syracuse, Nova York.


A saber, sua vida profissional é um grande sucesso. No entanto, até chegar a renomada carreira de hoje, o astro teve que trabalhar muito. Ainda muito jovem, Tom foi para Nova Jersey tentar a carreira artística. A princípio, fez diversos testes para filmes enquanto trabalhava no que podia. Inclusive, em sua jornada à fama, ele chegou a trabalhar como camareiro, em lojas de gelado, entretanto sem sucesso.


Neste interim, ao estrear como ator secundário no filme Taps de 1981 sendo aí que a carreira de Tom Cruise começou. Logo, em 1983 já conseguiu seu primeiro papel como protagonista no filme Risky Business com gênero de comédia. Na época acabou sendo um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 63 milhões de dólares.


Esse foi apenas o ponto inicial para alavancar o sucesso de Tom Cruise. Hoje em dia, o astro já recebeu várias indicações ao Oscar, Globos de Ouro e no BAFTA. E para celebrar o aniversário do ator, confira alguns dos filmes de Tom para maratonar e que estão na Netflix:



Nascido em 4 de julho

Imagem :Reprodução/ Cine Grandiose

É um filme de 1989 com o gênero de guerra e drama. Na trama traz Tom interpretando Ron Kovic, um soldado que ferido na guerra do Vietnã, acaba ficando paraplégico. Enquanto está no hospital, Ron se torna um ativista político, e que ao questionar a posição de seu país durante a guerra, acaba lutando pelos direitos dos deficientes físicos.


Com a direção de Oliver Stone, o filme é baseado no livro do próprio Ron Kovic. Ainda mais, o filme teve várias indicações inclusive ao Oscar, onde venceu o prêmio de melhor diretor e melhor edição. Tom Cruise foi indicado no Oscar como melhor ator, no BAFTA também como ator. Todavia, foi no Globo de Ouro de 1990 que ele ganhou o prêmio de melhor ator.



Entrevista com o Vampiro

Imagem: Reprodução/ Pinterest

Para quem gosta do gênero de suspense e de um toque vampiresco, decerto esse será uma boa escolha para os fãs do ator. Além de Tom Cruise, o filme também conta com a participação de Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst. Além do mais, contou com a direção de Neil Jordan e com lançamento em 1994.


Segundo a sinopse: Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flashback, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.


O filme teve uma ótima recepção pela crítica e teve indicações ao Oscar nas categorias de melhor direção de arte e melhor trilha sonora. Ao mesmo tempo, a atriz Kirsten Dunst concorreu ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Golden Globe.



Missão: Impossível

Imagem: Reprodução/Veja

Ao mencionar o nome de Tom Cruise, é impossível não associar à franquia de filmes de Missão Impossível. O primeiro longa teve lançamento em 1996, com a direção de Brian De Palma tendo Tom como protagonista, dessa forma abrindo a franquia.


Segundo a sinopse: Durante uma missão em Praga, um grupo especial de agentes cai em uma cilada. O americano Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que apenas ele e outra agente sobreviveram. Tomado como informante, ele foge e começa a agir por conta própria. Com a ajuda de um novo grupo, ele vai tentar limpar seu nome, descobrindo quem foi o espião que armou para o seu time.


O filme fez bastante sucesso na época, sendo o terceiro em maior bilheteria daquele ano. A princípio, teve um orçamento de 80 milhões de dólares, mas arrecadou no mundo cerca de 457 milhões de dólares.


Missão: Impossível 2

Imagem: Reprodução/ Paramount Pictures

Continuação da franquia foi coproduzida pelos Estados Unidos e pela Alemanha, sendo desta vez dirigido por John Woo em 2001, e trazendo ainda Tom Cruise como protagonista. Assim como o filme anterior, esta sequência teve recepção mista pela crítica especializada. O filme teve um orçamento de 125 milhões de dólares e arrecadou 546 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.


Além da arrecadação, o filme também foi indicado a prêmios. No prêmio MTV Movie Awards de 2001 venceu nas categorias de melhor sequência de ação e melhor atuação masculina de Tom. Ainda mais, no Satellite Awards do mesmo ano, o filme foi indicado em seis categorias, dentre essas de melhor fotografia, melhor edição, melhor som e melhores efeitos sonoros. E por fim, também foi indicado ao Framboesa de Ouro, que é um prêmio humorístico, onde o filme foi indicado nas categorias de pior continuação e pior atriz coadjuvante.


Segundo a sinopse: O agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) se reúne novamente com sua equipe de agentes. Sua missão é recuperar e destruir um vírus mortal desenvolvido por australianos antes que este caia em mãos erradas.


Missão: Impossível 3

Imagem: Reprodução/ Netflix

Outra continuação da franquia, com seu lançamento em 2006 e desta vez com a direção de J.J. Abrams, criador da série Lost. Este filme teve uma recepção bastante favorável pelos críticos. Com 150 milhões de dólares em orçamento, ele faturou 397,8 milhões. Todavia, esse foi o longa menos rentável nas bilheterias apesar da qualidade apresentada.


Segundo a sinopse: O agente Ethan Hunt (Tom Cruise) está afastado do trabalho de campo para a IMF, trabalhando apenas como treinador de novos agentes. Ele agora leva uma vida tranquila com Julia (Michelle Monaghan), com quem pretende se casar e que nada sabe sobre seu verdadeiro trabalho. Entretanto Ethan é chamado de volta à ativa quando uma de suas pupilas, Lindsey (Keri Russell), é capturada por Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), um negociante de armas sem escrúpulos. Para resgatá-la é reunida uma nova equipe, formada por seu velho amigo Luther Stickell (Ving Rhames), o especialista em transportes Declan (Jonathan Rhys Meyers) e Zhen (Maggie Q).


Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

Imagem: Reprodução/ Netflix

Sendo o quarto filme da franquia de Tom Cruise, foi lançado em 2011 e dirigido por Brad Bird. No elenco traz grandes nomes, além de Tom. Tais como Jeremy Renner, Simon Pegg, Paula Patton, entre outros.


Segundo o site agregador de críticas de cinema e televisão, o Rotten Tomatoes, a sequência foi bem recebida. E ainda de acordo com o site, o filme é “elegante", possuindo um "ritmo acelerado" e sendo considerado como "um entretenimento de grande orçamento que realmente deu certo". Deu certo, pois seu orçamento foi de 145 milhões de dólares e arrecadação em bilheterias foi de 695 milhões de dolares.


Segundo a sinopse: O agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) é desautorizado pelo presidente dos Estados Unidos após o país ser acusado por um bombardeio no Kremlin. Tem início o Protocolo Fantasma, que visa acabar com os agentes da IMF. Sem qualquer recurso ou apoio, Ethan precisa encontrar um meio de limpar seu nome e o da agência em que trabalha. Para tanto passa a trabalhar com Benji (Simon Pegg) e Jane (Paula Patton), agentes renegados como ele, e ainda Brandt (Jeremy Renner), um ex-agente que agora trabalha como analista.


Minority Report – A Nova Lei

Imagem: Reprodução/ Netflix

É um filme de ficção cientifica, lançado em 2002 e com a direção de Steven Spielberg. Tom Cruise estrelou nesse filme como Detetive John Anderton. Certamente, com direção de Spielberg foi um filme bem avaliado e aclamado pela crítica. Com o orçamento de 102 milhões de dólares e arrecadação em bilheterias de mais 358 milhões de dólares.


O filme foi indicado a diversos prêmios, inclusive indicações ao Oscar em melhores efeitos sonoros, ao BAFTA de melhores efeitos especiais, ao MTV Movie Awards de melhor cena de ação. Ademais, foram várias nomeações no Saturn Award.


Segundo a sinopse: Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu?


O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o sequestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas.


A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um "relatório menor", uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.


Fonte: Sinopses retiradas do site Adoro Cinema

Comentários


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page