Aumento é o maior do país, conforme o Monitor da Violência, com dados de secretarias da Segurança de todos os estados e Distrito Federal
Por Andrea dos Santos
O Ceará vivencia o aumento da violência no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados oficiais da secretaria de Segurança relata que o número de assassinatos aumentou em 102,3%, de 1.106 assassinatos de janeiro a junho de 2019 para 2.245 em 2020.
Nem a pandemia do novo coronavírus deu trégua na violência para a população cearense, com o conflito das facções criminosas e a ausência de políticas de segurança pública, a população presencia o exorbitante crescimento da violência.
O aumento é o maior do país, conforme o Monitor da Violência, levantamento exclusivo do G1 com dados de secretarias da Segurança de todos os estados e Distrito Federal. O estado com a segunda maior alta na violência, o Maranhão, teve um crescimento de 21,1%.
Em fevereiro, os policiais pararam as atividades em Fortaleza e no interior do estado reivindicando melhorias salariais, foi o mês de maior crescimento nos homicídios no ano (179,8%) quando saltou de 164 em 2019 para 459 mortes. O estado na época teve que solicitar ajuda das Forças Armadas e Força Nacional de Segurança para combater a criminalidade.
Em março deste ano, o portal G1 lançou o Monitor da Violência, que acompanha os dados de crimes violentos no país – homicídios dolosos, quando há intenção de morte; latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Esse número consolidado mês a mês, o Índice Nacional de Homicídios, é gerado a partir de informações oficiais fornecidas pelos estados da federação.
Comments