top of page
Foto do escritorFemme News

Bruxismo se torna mais recorrente durante a pandemia

Desordem que afeta cerca 30% da população mundial tem um aumento de crises durante a pandemia


Por Larissa Marques

Foto: Reprodução/OdontoCompany

O bruxismo, uma desordem funcional que se caracteriza por apertar os dentes ou range-los durante à noite. Essa pressão pode chegar a causar desgaste e amolecimento nos dentes. A saber, cerca de 30% da população mundial e mais de 40% de brasileiros sofrem com esse problema, segundo a Organização Mundial de Saúde.


Segundo especialistas, o bruxismo está relacionado a problemas genéticos, estresse, ansiedade, assim como as sensações de raiva e frustração. Além disso, há alguns problemas físicos, como fechar a boca inadequadamente.


O afastamento social, resultado da quarentena, pode aumentar as crises de bruxismo ou inclusive o surgimento, visto que está totalmente atrelado à problemas de estresse e ansiedade. Ademais, substâncias estimulantes, como a nicotina presente no cigarro também são alguns dos fatores que aumentam a incidência do bruxismo.


A princípio, o bruxismo pode ser diagnosticado pelo próprio indivíduo através dos seguintes sintomas:

  • Ranger e apertar dos dentes durante o sono;

  • Dor na mandíbula;

  • Dor de cabeça;

  • Dores similares à dor de ouvido;

  • São visíveis desgastes nos dentes, como dentes lascados ou até mesmo com fraturas;

  • Aumento da sensibilidade dos dentes;

  • Desgaste no esmalte dos dentes;

  • Entre outros sintomas.


Todavia, mesmo sendo uma disfunção que pode ser auto diagnosticada, é de suma importância que um especialista seja consultado, sobretudo em casos que a mandíbula fica travada e com isso a boca não possa ser aberta normalmente.


Entretanto, apesar de não possuir uma cura efetiva, há algumas práticas que podem aliviar o desconforto causado pelo bruxismo, como por exemplo não mascar chicletes ou alimentos muito duros que irão causar agitação na mandíbula e não aperte os dedos quando estiver em algum momento de estresse. Para amenizar pode praticar técnicas que irão relaxa-lo e controlar o estresse.


Em suma, é importante fazer consultas regulares ao dentista. Caso seja necessário, ele irá recomendar uma placa interoclusal, que é um disposto feito em acrílico o qual fará a proteção dos dentes impedindo o contato dos dois, evitando assim a pressão e o ranger dos dentes.

Comments


bottom of page