top of page

Bombril é acusada de racismo após relançar esponja inox com o nome "Krespinha"

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 17 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

O nome do produto gerou revolta por fazer referência ao cabelo crespo, comumente relacionado a pessoas negras. A Bombril relançou a marca de 1952, após críticas foi retirada do site


Por Raissa Martins


Foto: Twitter

A Bombril foi acusada de racismo nas redes sociais após a publicação da imagem da esponja inox chamada "Krespinha", que estava presente no site, indicada para limpeza pesada. A marca é um relançamento da década de 50.

A hashtag "#BombrilRacista" ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter hoje pela manhã.


Crespo é um termo pejorativo utilizado para a característica de cabelo mais comum em pessoas negras. Deixando evidente a associação da Bombril a estas características na propaganda de 1952, onde um "K" em forma de corpo e um rosto de pele escura com o cabelo crespo, divulga a esponja para limpeza.


Foto: Twitter

Diversas pessoas se mobilizaram para denunciar o anúncio à CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por propaganda racista.


"O que mais me doía quando eu era criança, era que chamavam meu cabelo de Bombril", disse uma internauta.


Segundo informações do G1, a fabricante brasileira de produtos retirou o item do catálogo de produtos de sua página na internet nesta quarta-feira (17).


"A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade", disse a Bombril horas depois.

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page