Bolsonaro: "Usar máscara é coisa de viado"
- Femme News
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A frase dita pelo presidente antes de ele testar positivo para o coronavírus virou motivo de debate sobre homofobia
Por Raissa Martins

As máscaras de proteção, usadas durante a pandemia para prevenir o contágio do novo coronavírus, foram aplicadas em comentário homofóbico por parte de Jair Bolsonaro.
Pessoas que visitaram o presidente disseram que ele se recusava a usar máscara para a prevenção, e insistia dizendo que aquilo era "coisa de viado", e que ter medo do vírus era besteira, segundo Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.
Após vir à tona a fala do presidente, no Twitter, pessoas estão publicando fotos usando máscara e discutindo questões como homofobia e padrões de masculinidade, usando a hashtag "#coisadeviado", tornando-se um dos assuntos mais comentados do momento.
"Coisa de viado consciente que se preocupa não só com a saúde, mas com a saúde de todos que estão ao seu redor", destacou um internauta na legenda de sua foto utilizando máscara.
Homofobia é crime
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu criminalizar a homofobia e a transfobia, no dia 13 de junho de 2019.
Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo.
Imprudência
Diante dos alarmantes números diários de mortes e de pessoas contaminadas pelo vírus, Bolsonaro não hesitou em fazer passeata, apertar mãos, organizar churrasco e abraçar crianças, provocando aglomeração, dando alcunha à Covid-19 de "gripezinha". Até o momento, no Brasil, foram registrados 1.713.160 de casos e 67.946 mortes por coronavírus.
Garoto propaganda
O presidente recentemente testou positivo para o coronavírus e anunciou através de um vídeo que está fazendo uso de hidroxicloroquina no tratamento da doença, mesmo após vários estudos científicos comprovarem a ineficácia do medicamento no combate ao vírus.
"Sabemos que, hoje em dia, existem outros remédios que podem ajudar a combater o coronavírus. Sabemos que nenhum têm a sua eficácia cientificamente comprovada, mas mais uma pessoa que está dando certo, então, eu confio na hidroxicloroquina, e você?", disse Bolsonaro no vídeo após ingerir a pílula do medicamento.
Comentários