top of page
  • Marina Marques

Biden propõe parceria à Bolsonaro contra a Covid-19 e a favor do meio ambiente

Por meio de carta, presidente norte-americano defende cooperação entre os dois países

Créditos: DW

A notícia foi dada pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira (18), em que o presidente Jair Bolsonaro teria recebido uma carta do presidente norte-americano, Joe Biden, propondo uma união entre o Brasil e os Estados Unidos para que juntos possam enfrentar a pandemia de uma forma mais eficiente, além de desafios que o meio ambiente tem enfrentado.


A carta foi recebida no dia 26 de janeiro e, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o conteúdo só se tornou público após 20 dias. A carta que não foi divulgada na íntegra, em nota, conta que Biden afirma não haver limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos, além de estar pronto para uma estreita colaboração com o governo brasileiro.


Um dia antes da divulgação da carta, na quarta-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à CNN internacional, afirmou um pedido que gostaria de fazer a Joe Biden, uma reunião extraordinária do G20 - grupo que forma as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia -, para que sejam discutidas questões sobre as vacinas contra a Covid-19, além de pedir a doação de imunizantes que sobrarem nos EUA para o Brasil e outros países mais pobres. Lula ainda destaca acreditar que Biden é um “novo sopro para a democracia”, não acreditando em seu atual governo para fazer tais pedidos.

bottom of page