top of page
  • Foto do escritorFemme News

Bibliotecas‌ ‌coletivas‌ ‌em‌ ‌comunidades‌ ‌do‌ ‌Rio‌ ‌de‌ ‌Janeiro‌

O aposentado Paulo de Moraes reúne doações de livros para alimentar bibliotecas em comunidades.


A doação de um dono de sebo foi o pontapé inicial para que o aposentado Paulo de Moraes, morador de Pilares, tomasse a iniciativa de montar bibliotecas comunitárias nas comunidades do Rio de Janeiro. Ele relata que através de um amigo, conheceu um rapaz de São Paulo que viaja regularmente para fazer compras de livros que possam ser revendidos. Como as compras são feitas em grandes quantidades fechadas, não compensa levar tudo para outro estado, foi aí que o Senhor Paulo, como é conhecido, recebeu a proposta de ficar com alguns exemplares para montar uma biblioteca. "Ele vem para o Rio e compra a biblioteca das pessoas. Como acaba sobrando muita coisa da seleção dele, em vez de jogar fora, ele me fez essa proposta de tentar ir em uma comunidade e montar uma biblioteca comunitária".



Foto: Biblioteca Comunitária no Complexo do Alemão. Imagem cedida por Senhor Paulo.

Foi assim que ele começou a fazer contato com os presidentes das associações das comunidades e fazer a proposta da criação das bibliotecas. Hoje as comunidades de Nova Holanda no Complexo da Maré, Pedra do Sapo e Vila Olímpica no Complexo do Alemão, e na Vila Olímpica da Vila Kennedy já têm livros disponíveis para empréstimo. “Eu levo os livros para as associações e eles se encarregam de organizar tudo. Eu vou sempre dar uma olhada e ver o que estão precisando para tocar o projeto para frente. Na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, por exemplo, eles se organizaram e colocaram uma pessoa pra trabalhar como responsável”


A partir da primeira doação, o Senhor Paulo se organizou com mais dois amigos, fez panfletos e começou divulgar o projeto para poder receber outras doações. Quando alguém entra em contato ele se prontifica para ir buscar na casa da pessoa, mas com a pandemia o ritmo de doações diminuiu. “Agora na pandemia está tudo dificultoso. As pessoas não queriam que a gente fosse até a casa delas para recolher as doações. Mas agora estão voltando a ligar, e estamos sempre atrás de livros para poder abastecer as bibliotecas.” O empréstimo de livros também foi paralisado já que reunir pessoas em uma sala fechada não parecia a melhor opção para este momento, mas agora está tudo sendo retomado.


Quem quiser contribuir com o projeto é só entrar em contato por ligação ou whatsapp com o Senhor Paulo no número (21)97458-1402.

Comments


bottom of page