top of page
Yngrid Alves

BBB21 e a Cultura do Cancelamento

Na roda de apresentação, Karol Conká e Camilla de Lucas defenderam ‘cancelar o cancelamento’, porém Lucas Penteado segue sendo ‘cancelado’ na casa


Foto: Reprodução/Globoplay

Na quarta-feira (27), os imunes da semana Fiuk, Projota, Viih Tube, Arthur, Juliette e Lumena, até então separados dos demais brothers, se juntaram à casa para conhecer seus outros 14 concorrentes. Eles, então, se reuniram em uma roda para se apresentarem e contarem um pouco de suas vidas.


Na apresentação de Viih Tube, a youtuber menciona que teve medo de entrar para o reality devido ao cancelamento da internet, fenômeno que parece moldar as ações dos participantes no programa. Já na vez de Karol Conká, a sister falou sobre essa cultura e aconselhou os brothers a serem destemidos. “A gente está aqui para ser julgado [...] Todo mundo que está lá fora, que vão cancelar a gente ou não, também erram.”, destacou a cantora.


A influenciadora digital Camilla de Lucas reforçou as falas de Conká ao criticar o cancelamento e estimular os brothers a não terem medo das críticas. “D*ne-se o cancelamento. Se puxar o Whatsapp de cada um que está falando o nosso nome, vai estar pior do que a gente.”, argumentou Camila. “Nós somos seres humanos, a gente vai errar [...] O tema do ano passado foi machismo e o desse ano é cancelando o cancelamento!”


A cultura do cancelamento


O cancelamento virou um fenômeno das redes sociais que consiste na exposição e ataques a uma atitude mal vista aos olhos da sociedade. Em alguns casos, o esquecimento e a não idolatria do indivíduo-alvo dessas críticas também fazem parte dessa cultura.


Há quem diga que ela é falha uma vez que a seletividade sobressai e não é possível todos, sem exceção, acatarem essa medida. Como o caso do ex-BBB Felipe Prior, que mesmo ‘cancelado’ por boa parte da internet devido às atitudes dentro e fora do programa, é relembrado e admirado até hoje.


Internautas dividem opiniões no Twitter a respeito do assunto: uns veem o cancelamento como evolução e resistência aos preconceitos enraizados, já outros criticam e enxergam como um obstáculo para o entretenimento.


Além disso, os participantes estão sendo alvo de críticas aqui fora por estarem se policiando nas suas falas e ações mesmo após terem apoiado o posicionamento de Camilla de Lucas de ‘cancelar o cancelamento’. Internautas apontam a incoerência e o medo exacerbado dos brothers em relação aos ataques.

Até a campeã da edição de 2018, Gleici Damasceno, se manifestou e brincou que os brothers estão sendo ‘cancelados’ por estarem com medo do cancelamento.


Caso Lucas Penteado


Atualmente na casa, Lucas Penteado se envolveu em brigas generalizadas com os brothers na segunda festa do reality e está sofrendo as consequências dentro e fora do programa. Os participantes isolaram o ator até mesmo na hora das refeições e o clima lá dentro ainda segue pesado. Já no externo, a assessoria do artista, a VPress, rompeu seu contrato com Penteado deixando o gerenciamento de suas redes para a família.


Nesta segunda-feira (01), a cena de Karol Conká expulsando Lucas da mesa de refeições e o fazendo esperá-la terminar de comer para, assim, chegar a sua vez, foi polêmica nas redes. A cantora disse que não gostaria que Penteado falasse enquanto a sister estivesse comendo e que 'queria comer em paz' . A atitude da participante levantou um debate sobre abuso psicológico e internautas pedem a expulsão de Conká.


Celebridades como Emicida, Jojo Toddynho e Neymar se manifestaram em suas redes sociais e se posicionaram contra as atitudes de Karol.



Reflexão


Como pontuou Camilla de Lucas, o ser humano erra e é inevitável, contudo, a sister não parece reproduzir suas falas com atitudes e se mostrou conivente e apoiadora à exclusão de Lucas. Vale ressaltar que é válida a mobilização de resistência a preconceitos e atitudes abusivas, entretanto, deve-se levar em consideração o alvo que estamos lidando e meios eficazes para promover uma mudança. Não basta apenas julgar, é necessário dar oportunidade de evolução.


Porém, não é o que está acontecendo com o ator, o teor dos ataques a ele também é embasado em preconceitos, e por isso, não dão chance de retratação. O participante Nego Di questionou o que Lucas é capaz de fazer em uma rua escura com uma mulher indefesa e Conká disse que o ator era um abusador em rede nacional no jogo da discórdia (01). Com isso, o cancelamento de Penteado dentro e fora do reality é um dos mais pesados desde os ataques ao ex-BBB Babu Santana. Na edição de 2020, o ex-participante Pyong Lee cometeu assédio contra a blogueira Bianca Andrade e não sofreu e nem sofre metade do ódio que Lucas está recebendo.


A assessora de imprensa Nerie Bento se manifestou em seu Instagram e pontuou que a situação do garoto representa, de fato, o que é o cancelamento: seletivo, cruel e tão grave quanto os erros apontados. Nesse caso, até mais.



Comments


bottom of page