top of page
  • Paula Sant'Ana

Bastidores: Pérola da Serra FM na pandemia

Atualizado: 25 de mar. de 2021

Rádio comunitária situada em Ribeirão Pires segue firme apesar de mudanças

Foto: Paula Sant'Ana

Fundada em 2003, a iniciativa conta com diversos membros voluntários e estagiários que são da cidade ou regiões próximas, no ABC Paulista. Um veículo de comunicação local, que trata de pautas do cotidiano de Ribeirão Pires e, além do apoio da prefeitura municipal, é querida pela cidade que participa ativamente na programação.


Dentre as principais formas de se comunicar com o público, o ouvinte pode pedir músicas pela central de atendimento telefônico, assim como acompanhar entrevistas, noticiários, informes, programas culturais, esportivos, etc. Para suporte e interação, possui presença digital em redes como Facebook e Instagram, além de site próprio com transmissão online e aplicativo também.


As rádios foram muito afetadas durante este período de pandemia, mas em especial, o ramo de cunho comunitário que valoriza o voluntariado e necessita de apoios financeiros atravessou ainda mais reveses. Existem alternativas de fazer a programação sem ser igual ou semelhante ao "normal", o que trouxe uma cautela a mais, pensando em todos os grupos e faixas etárias, além da busca por ser uma influência positiva para os moradores, devido a ser uma fonte formadora de opinião.


Entretanto, com a crise econômica instaurada nas empresas e nos lares, a contribuição monetária não pôde ser a mesma. De acordo com Ademar Bertoldo, 75, presidente da Rádio Comunitária Pérola da Serra os apoios não pararam, mas a situação mudou "por conta do isolamento social e o fechamento dos comércios, alguns dos apoiadores culturais (empresas e lojas que anunciam na rádio mensalmente) não puderam colaborar financeiramente." E mais, foi necessário auxílio de terceiros para manter as instalações, "foram feitas campanhas com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro para custear as contas da rádio. (Ex: aluguel, água, luz, internet)", afirma Sr. Ademar.


Como diz o próprio slogan da Pérola: Mais perto de você! Esse foi provavelmente um dos maiores desafios para manter a conectividade entre os ouvintes e funcionários. Mas, para Ademar Bertoldo, o home office e uma adequação do conteúdo foi necessária para evitar a propagação do novo coronavírus por causa de possíveis encontros por lá, "alguns programas estão sendo apresentados de casa por meio de plataforma de transmissão. E os programas não estão trazendo muitos convidados para não gerar aglomeração nas dependências da rádio", detalhou o presidente.


Ribeirão Pires é um município que contém cerca de 125 mil habitantes e localiza-se na zona sudoeste da Grande São Paulo. Os leitos da cidade atingiram o colapso e, em último balanço, a prefeitura municipal divulgou que 19 pessoas morreram à espera de vaga nas UTIs, assim totalizando 41 mortes por falta de leitos em todo o ABC. Em meio a este cenário, a população está alarmada, "a grande maioria está com medo. Primeiro a população estava rejeitando a vacina, agora está pedindo para tomar.", relata Ademar.


Mesmo com dificuldades financeiras e visando driblar o vírus causador da Covid-19, a Pérola da Serra FM se mantém firme para continuar servindo a população com informação simples e acessível. O Jornalismo Comunitário é uma das formas de abranger a todos, sem exclusividade. Apesar da necessidade de mudanças, você pode curtir um som do momento, manter-se antenado nas principais notícias, saber sobre os últimos acontecimentos do esporte e muito mais!

bottom of page