Mais de 115 mil pessoas beneficiadas com o programa foram descobertas pelo Ministério da Cidadania como fraudulentas
Por Ana Modesto
Na última sexta-feira (7), o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania conseguiu recuperar R$ 109,1 milhões mediante devolução de mais de 115 mil beneficiários que estavam recebendo o auxilio de maneira inapropriada, pois não se encaixam nas regras básicas para fazer parte do programa, por isso, foram obrigados a devolverem os recursos adquiridos. Até agora, 89,1 mil civis e 26,2 mil militares já registraram devolução do auxílio.
Apenas 0,44% dos 65,8 milhões de beneficiados pelo auxílio, de fato, foram fraudulentos, ou seja, que não se encaixavam nos critérios do programa. E em entrevista feita pelo portal de notícias R7 ao ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, declara o que acha sobre as devoluções:
"O número de devoluções é muito significativo e expressivo, mas na verdade tivemos uma ação importante que resultou de um acordo com a Controladoria-Geral da União, que foi a transparência ativa, um conceito de combate à falha e à corrupção muito importante"
As devoluções devem ser feitas pelo site oficial. Mas como proceder no site?
Primeiramente, você deve entrar no site do DataPrev e digitar o CPF do responsável por receber o auxílio, mais o nome completo, o nome da mãe e ao final, a data de nascimento. Caso sua mãe seja desconhecida existe a possibilidade também de constar no site e, por fim, colocar que você não é um robô. Diante das informações preenchidas, a plataforma irá emitir um Guia de Recolhimento da União (GRU) e em seguida será possível realizar pagamentos nos principais canais de atendimento do Banco do Brasil, em terminais de autoatendimento ou pela internet. Mas como denunciar?
O sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU) é o canal principal de registro de denúncias de fraudes e através dele que você deve manifestar sua denúncia e também comunicar ocorrências de ato fraudes ou irregularidades.
O Portal da Transparência é outro veículo público que traz a relação de todos os cidadãos que receberam o auxílio em seus respectivos endereço, onde existe uma devida pesquisa por estado, município e mês.
O portal também traz a ferramenta de busca por nome, CPF ou também pelos telefones 121 e 0800 – 707– 2003.
Fonte: Gazeta Digital
Opmerkingen