top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

Autoridades da Indonésia confirmam naufrágio de submarino desaparecido e morte dos 53 tripulantes

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Segundo as equipes de resgate, o KRI Nanggala-402 foi dividido em 3 partes e estava a 850 metros de profundidade


Foto: Handout/INDONESIA MILITARY/AFP

Desaparecido há 4 dias, o submarino da Indonésia foi encontrado na manhã deste domingo (25) no Mar de Bali, segundo informações dos oficiais do Exército e da Marinha da Indonésia o KRI Nanggala-402 foi dividido em 3 partes e todos os 53 tripulantes morreram. O presidente Joko Widodo lamentou as mortes e prestou suas condolências às famílias dos tripulantes. "Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente para as famílias do submarino", declarou o presidente aos jornalistas da Reuters.


O chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, informou à CNN que um sonar havia detectado um objeto similar ao submarino em uma profundidade de 850 metros, fora do alcance de 250 metros que o submarino poderia mergulhar. Alguns objetos foram encontrados pelas equipes de resgate próximo à última localização do KRI Nanggala-402, entre eles estavam um colete salva-vidas, pedaços de um tapete de oração e uma garrafa de lubrificante para periscópio.


Objetos encontrados pelas equipes de resgate. Foto: Johannes P. Christo/Reuters

"O KRI Nanggala ficou dividido em três partes. O casco, a popa e as partes principais estão todas separadas e com rachaduras.", disse Yudo Margono, que também afirmou que a tripulação não teve culpa pelo acidente do submarino. Em razão das partes separadas, oficiais especulam que a pressão da água pela profundidade além do que o submarino podia suportar foi a causa para que afundasse.


No último sábado (24), as autoridades já afirmaram que não haviam esperanças de encontrar a tripulação viva, pois as reservas de oxigênio esgotaram ainda na sexta-feira (23). Ainda no sábado, a Marinha alterou o status do navio de "desaparecido" para "naufragado". Autoridades e oficiais do Exército e da Marinha da Indonésia ainda não confirmaram a principal causa do acidente, mas disseram que pode ter sido uma queda de energia e que isso impediu que a tripulação retornasse para a superfície.


O submarino KRI NAnggla-402 perdeu contato com a Marinha da Indonésia na última quarta-feira (21) durante um exercício de manobra nas águas da ilha de Bali, logo após receber permissão para submergir não houve mais sinais da tripulação. Com mais de 10 helicópteros e navios de busca pela área em que o submarino teve o último contato, a Indonésia contou com a ajuda dos EUA, Austrália, Cingapura, Índia e Malásia.

Комментарии


bottom of page