Aumento do desmatamento na Amazônia
- Femme News
- 1 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Desmatamento da Amazônia cresce 85% de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
A área com alertas de desmatamento na Amazônia Legal em 2019 teve um aumentou 85,3% comparado com o ano de 2018. Para o monitoramento de queimadas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) utiliza o sistema Deter-B que foi desenvolvido pelo próprio órgão para detectar o desmatamento em tempo real, com imagens captadas por satélite. Essa foi a maior devastação na Amazônia Legal registrada nos últimos cinco anos.
Muito são os fatores, mas as principais causas do desmatamento da Amazônia Legal é a ocupação de áreas de reserva florestal por empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região norte por incentivos do governo local, a grilagem de terras públicas, a expansão desordenada da fronteira agrícola, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente grandes áreas de reserva florestal.
O atual presidente do país Jair Messias Bolsonaro, criticou os dados do aumento do desmatamento afirmando que não condiz com a verdade, Bolsonaro já declarou várias vezes a intenção de explorar a floresta e negou a existência das mudanças climáticas. Devido ao discurso do presidente e à agenda ambiental do atual governo, especialistas temem que o desmatamento alcance níveis alarmantes nos próximos anos.

Por Andrea Santos
Comentários