top of page
Jêniffer Rodrigues

Aumenta o número de mortos em protesto na Colômbia

Devido às manifestações especialistas alertam para o aumento de casos de covid.

Foto:Reuters/Luísa Gonzales

Devido às manifestações especialistas alertam para o aumento de casos de covid.

Depois de quase duas semanas de protestos contra o governo, nesta terça-feira (11), subiu para mais de 40 o número de mortos durante as manifestações. Especialistas locais alertam que os atos podem provocar um pico de casos de covid-19 por causa das manifestações.

Os protestos tiveram início em 28 de abril, nesse momento era uma reação à reforma tributária proposta pelo governo, o texto já foi retirado de pauta. Mas, agora a população ampliou suas reivindicações, que passam a incluir renda básica, fim da violência policial e retirada de um projeto de reforma da saúde.

De acordo com o ouvidor do gabinete de direitos humanos da Colômbia existem relatos de mortes de 41 civis e de um policial. O gabinete afirma que está verificando se os casos estão diretamente ligados aos protestos.


"Pedimos que medidas sejam tomadas para encerrar a violência que está fazendo a Colômbia sangrar", disse o gabinete do ouvidor pelo Twitter.


Segundo o grupo local de direitos humanos Temblores, 40 manifestantes teriam sido mortos pela polícia, já a organização não governamental Human Rights Watch disse que recebeu 46 relatos de mortes nos protestos e verificou 13.

Comments


bottom of page