Aumenta o número de contaminados pela COVID-19 nas penitenciárias Rio de Janeiro
- Femme News
- 19 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Perigo de contaminação é alto tanto para os detentos quanto para agentes penitenciários do estado
Por Andrea dos Santos

O estado do Rio de Janeiro enfrenta dificuldades para impedir o aumento de presidiários contaminados pela covid-19 dentro das penitenciárias que cresce a cada dia. No início da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) registrou 13 mortes de presidiários por causa da covid-19. Na última atualização da secretaria, na sexta-feira (17), 112 pessoas teriam testado positivo para o novo coronavírus. Entre os agentes penitenciários, 205 infectados nestes três meses, com um total de quatro mortes entre eles.
Esse crescimento no número de casos é preocupante nos presídios do Rio. O perigo de contaminação é alto tanto para os detentos, quanto para agentes do estado. As visitas de familiares estão suspensas por conta do decreto assinado pelo governador Wilson Witzel, ainda em março. A inexistência das equipes de saúde dentro das penitenciárias proporcionam não só para o aumento do número de infectados pela covid-19, mas também para a propagação de muitas outras doenças, relata a defensoria pública do Rio de Janeiro.
Em nota, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) enfatiza que ao todo, 1.828 servidores fizeram testes rápidos, que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a covid-19.
Referência: O Dia
Kommentare