top of page
  • Foto do escritorLuana Gomes

Aumenta a procura pelo termo “saúde mental”, após desistência da ginasta americana Simone Biles

Atualizado: 30 de jul. de 2021

Através das redes sociais, órgão nacional de ginásticas dos Estados Unidos (USA Gymnastics) fez o anúncio

Foto: 2021 Getty Images

A atleta com o maior destaque na equipe de ginástica artística norte-americana, Simone Biles, resolveu dar um passo a favor de sua saúde mental. De acordo com o site oficial das Olímpiadas, após a atleta não ter tido o desempenho esperado por muitos na mesa de salto, garantindo 13.733 no aparelho em que Simone é a atual campeã Olímpica.


Posteriormente ao salto, a americana conversou com sua treinadora Cecilie Landi e com o preparador físico da USA Gymnastics, e, com isso, veio a corajosa decisão de focar no autocuidado. Seu gesto de autopreservação salientou que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.


E foi por conta disso que o termo “saúde mental” foi bastante procurado no principal site de pesquisa, Google. Atingindo o pico de popularidade com o termo, às 04h04 desta madrugada, em território nacional.


Assim, palavras-chave como “ginasta- profissão” e “Simone Biles”, tiveram um aumento repentino, ou seja, houve um crescimento muito relevante pela baixa procura em pesquisas anteriores. Além dos termos “saúde”, “saúde mental” e “transtorno mental”, também atingiram o limite máximo de pesquisa, nas últimas horas.


Sendo um atleta de altíssimo rendimento ou não, no final do dia, são todos seres humanos tendo que equilibrar dezenas de pratos. Alguns são mais pesados, outros são mais leves, mas ainda são pratos. Por isso é de suma importância popularizar o cuidado nessa área, desmistificar que este cuidado não é sinônimo de invalidez mental, é sinônimo de cuidado.


Saiba onde encontrar apoio psicológico online gratuito ou pagando por um ‘valor social’, perto de você através da (RAPS - Rede de Atenção Psicossocial) ou pela lista disponibilizada pelo G1.

bottom of page