As várias opções de tecidos sustentáveis
- Femme News
- 8 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Conheça as diversas possibilidades para se vestir e ajudar o meio ambiente
Por Luana Gomes
Infelizmente, a indústria da moda é uma das mais poluentes.
Para o processo de produção de peças jeans, por exemplo, uma companhia gasta aproximadamente 42 litros de água para tingir, lavar e finalizar o tecido.
Com a conscientização a passos curtos sobre o mal que matérias feitas de plástico podem causar ao nosso meio ambiente, devastando a vida marinha e, consequentemente, todos nós, alternativas sustentáveis são criadas.
Conheças algumas das opções sustentáveis abaixo:
Algodão orgânico
Seu cultivo é feito sem o uso de agrotóxicos e pesticidas, reduzindo os danos causados ao solo, à água, ao ambiente e às pessoas.

Couro de maçã
É produzido a partir da fibra de celulose extraída de suas cascas, que são misturadas a uma pequena porcentagem de resina química.

Linho
É um tecido fabricado com base da cana do linho, que tem sua fabricação tradicionalmente na França e Japão.

Seda de laranja
Em uma empresa italiana chamada Orange Fiber, a fibra é feita a partir da celulose do bagaço, a seda é leve, suave e pode ser opaca ou brilhante. O produto começou a produzir com material reaproveitado de indústrias de suco de laranja.

Tecido feito de garrafa Pet
Reduz o uso de novas matérias primas e evita o acúmulo de lixo. Estima-se que aproximadamente duas garrafas possam produzir uma camiseta.

Couro de abacaxi
Fabricado a partir das fibras das folhas da fruta, deixadas depois de cultivar a fruta e é completamente biodegradável.
O PVC é um couro vegano convencional que jamais poderia ser considerado sustentável, pois o tecido é extremamente tóxico, libera produtos químicos prejudiciais à medida que se deteriora. Por conta disso, o couro de abacaxi é uma ótima opção.

Cânhamo
É outra fibra baseada em plantas com benefícios ambientais muito importantes. Apresentam proteção contra raios ultravioletas e ainda possui uma propriedade chamada termodinâmica, permitindo que a roupa ou calçado fique fresco no verão e quente no inverno.

Fonte: Ecycle, Whatelsemag
Comments