top of page
Foto do escritorBeatriz Costa

Aquecimento global pode chegar a 1,5 grau Celsius na próxima década

Relatório da ONU aponta que o planeta pode está iniciando uma catástrofe


Foto: Andres Forza/REUTERS

Eventos extremos que ocorreram semanas atrás, como as ondas de calor castigaram EUA e o Canadá, as enchentes assolam países europeus e na China e o gelo marinho derrete na Groenlândia em velocidade recorde, colocaram o planeta em alerta.


Nesta segunda-feira (9) foi publicado o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que mostrou que tais eventos serão cada vez mais comuns e intensos. O documento também informou que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta.


É a primeira vez que o IPCC que um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. E os cientistas reivindicam que esta marca não seja ultrapassada até o final do século, diante de riscos como a falência de ecossistemas e o prejuízo à saúde da Humanidade.


"Muitas das mudanças observadas no clima não têm precedentes em milhares, centenas de milhares de anos. Algumas das mudanças — como o aumento contínuo do nível do mar — são irreversíveis ao longo de centenas a milhares de anos", aponta o relatório.



O documento foi divulgado após diversas reuniões virtuais que ocorreram nas últimas duas semanas entre representantes de governos de 195 países, que se basearam através dos estudos de especialistas e acadêmicos de um dos três grupos de trabalho do IPCC, dedicado às bases científicas da mudança do clima. O levantamento das outras duas equipes será conhecido apenas no ano que vem.


Além disso, as inovações são as descrições mais detalhadas sobre o possível futuro do planeta, a depender de fatores como a exploração de recursos naturais e as iniciativas tomadas por cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os dados calibrados também permitiram antecipar a previsão de quando o mundo chegará à marca de 1,5 grau Celsius de aumento dos termômetros, comparada à temperatura vista antes da Revolução Industrial.


댓글


bottom of page