Após quase um mês sem, novo Ministro da Educação é anunciado: Milton Ribeiro
- Femme News
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Esse já é o quarto Ministro da Educação desde o início do Governo Bolsonaro, o mesmo diz valorizar o Estado Laico, educação infantil e profissionalizante, a não-violência e a dialogicidade no MEC
Por Ana Modesto

Pastor anuncia, nesta quinta-feira(16),que vai assumir uma posição de laicidade para com o ensino público brasileiro, por meio de sua fala:
"Conquanto tenha a formação religiosa, meu compromisso que assumo hoje ao tomar posse está bem firmado e localizado em valores constitucionais da laicidade do estado e do ensino público".
O apossado ainda declara, ser a favor da educação infantil e profissionalizante, diante da suas falas:
"Quando recebi o honroso convite por parte do senhor presidente para assumir o MEC, entre outras coisas, ele me disse: 'olhe com carinho para a educação das crianças e ao ensino profissionalizante'. Hoje, publicamente, assumo o compromisso de que seguiremos essa orientação"
"Ainda, através do incentivo a cursos profissionalizantes, desejamos que os jovens tenham uma ponte ao mercado de trabalho. Uma via para que atinjam o seu potencial de contribuição para o nosso País"
Ministro tem Doutorado de Educação pela Universidade de São Paulo(USP), porém ainda sem experiência após formação. Ele também é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração de Santos. E antes de apossar, já possuía posturas favoráveis à educação de crianças pela "dor", como também a imposição do homem no "lar", observadas por meio de vídeos em suas redes sociais. No entanto, ele contradiz tais vídeos mediante fala:
"Jamais falei em violência física na educação escolar e nunca defenderei tal prática, que faz parte de um passado que não queremos de volta"
Atualmente, o Brasil se encontra entre os 20 piores colocados no ranking PISA.E o político afirma, prometendo "abrir um grande diálogo para ouvir os acadêmicos e educadores". E diz sobre professores estarem "entristecidos" com a educação brasileira.
Depois dessa declaração, novo responsável pelo ministério também fala sobre a perda de autoridade vividas por professores em escolas brasileiras, onde diz:
"Isso aconteceu devido a implementação de políticas e filosofias educacionais equivocadas, que desconstruíram a autoridade do professor em sala de aula, o que agora existem são muitas vezes episódios de violência física de alguns maus alunos contra professores", disse, sem citar a quais políticas se referia.
Sua cerimônia não foi aberta à imprensa, e ocorreu via internet. Isso aconteceu, desta maneira, tanto pelo isolamento social, como pelo Presidente Bolsonaro se encontrar positivo à Covid-19. Jair também assume estar satisfeito com a sua escolha, através da fala:
"Com toda certeza, a chegada de um ministro voltado para o diálogo, usando a sua experiência e querendo o melhor para as crianças, esse entendimento se fará presente"
Sua indicação foi associada ao ministro da Secretaria-geral, Jorge Oliveira e ao ministro da Justiça, André Mendonça. E um dos motivos pelos quais ele ser escolhido foi pelo seu “apreço à família e aos valores”. Apesar de desconhecido entre os especialistas de Educação, Ribeiro chegou a ser vice-reitor do Mackenzie, quando o reitor era o ex-governador Claudio Lem.
Comments