Anticoncepcional reduz risco de desenvolver caso grave de coronavírus, diz estudo
- Femme News
- 5 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
O estudo realizado pela Universidade King’s College London aponta a função do estrogênio no organismo no combate à infecção causada pelo vírus
Por Carolina Gangorra

Um estudo publicado pela medRxiv, realizado pela universidade King’s College London, descobriu que mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional possuem menos chance de desenvolver o quadro grave da covid-19.
De acordo com o estudo, o hormônio estrogênio, presente no medicamento, funciona como uma proteção à doença, interagindo com o sistema imunológico. Uma hipótese é que o estrogênio provoque um aumento nas células imunes no organismo e que essas células sejam induzidas a responderem à infecção com mais eficiência.
A pesquisa foi realizada com mais de meio milhão de mulheres, utilizando informações coletadas através do aplicativo Covid Symptom Study. O aplicativo desenvolvido por eles tem por objetivo rastrear condição de pessoas diagnosticadas com a covid-19.
O resultado do estudo mostra que mulheres que tomavam anticoncepcional, e ocasionalmente tinham um nível maior de estrogênio no corpo, tinham em média 13% menos chance de desenvolver quadros graves. Enquanto mulheres que já atravessaram a menopausa apresentavam um risco 22% maior do que aquelas na pré-menopausa.
Comentarios