Foram 15 municípios, incluindo a capital Macapá, sem energia na última quinta feira, 8.
O estado do Amapá enfrentou, na última quinta-feira (8), um novo apagão após cinco meses do primeiro que deixou 13 municípios sem energia por 4 dias e fornecimento parcial por 22 dias. A falta começou por volta das 18:30h e às 19:30h voltou a ser restabelecido o serviço, começando por bairros da capital utilizando um retorno gradual.
Segundo nota da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), o blecaute atingiu 15 municípios, incluindo a capital Macapá, com exceção da cidade de Oiapoque. Somente locais que tinham geradores de energia continuaram com o fornecimento, porém à base de combustível. Esse é o 4º apagão registrado no Amapá desde novembro de 2020.
Em nota, a empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) que é
responsável pelos transformadores que fornecem energia para o estado, informou que “a linha de transmissão Jurupari-Laranjal, que abastece sua subestação de Laranjal e que na noite desta quinta-feira (8) sofreu uma ocorrência, instantaneamente foi resolvida e cuja a causa está sendo avaliada”.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse, também em nota, que "às
19h02min foi iniciado o processo de recomposição da energia. O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região".
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio de ofício enviado nesta sexta-feira, quer que a empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) aponte causas e também medidas para evitar que ocorra um novo blecaute no estado, o prazo é de um dia para essas respostas.
"Incluindo análise preliminar da causa e as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema e evitar reincidências. A ocorrência foi constatada às 18h34 desta quinta, com a interrupção de 200 MW de carga no Estado, segundo informações repassadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)", Aneel em ofício.
Comentários