top of page
Foto do escritorFemme News

Alemanha de janela aberta para o Brasil

Professora de alemão, Julia do Janela para a Alemanha, conta sobre o aumento no interesse dos brasileiros pelo idioma


Foto: Pixabay/Arquivo Pessoal

Nesse mundo globalizado que vivemos, aprender um idioma é obrigatório, muitas pessoas já dominam ou pelo menos arranham no inglês. Outras se aventuram no francês, espanhol, italiano, mas você já pensou em aprender alemão?


A estrutura gramatical, a pronúncia e as longas palavras com mais consoantes do que vogais podem intimidar no início, mas a Julia garante que superar os erros e obstáculos fazem parte do caminho para a fluência.


Através do Instagram (@julia.janelaparaalemanha), ela apresenta a cultura do próprio país de um jeito que só brasileiro entende: de forma divertida e descontraída. Ela ensina alemão enquanto narra o próprio cotidiano e ajuda a quebrar o estereótipo de "idioma impossível" associado ao idioma.


- O alemão já tem esse mito, esse enigma "Ah é muito difícil nunca vou aprender alemão, tem que viver duas vezes". No início é igual andar num quarto escuro, mas aos poucos vão clareando as ideias. Você vai entendendo mais, se adaptando com as palavras e nada melhor do que aprender de uma maneira leve como eu estou ensinando.


Foto: Arquivo pessoal

Professora desde 2014, ela percebe que nos últimos anos houve aumento de brasileiros interessados em aprender o idioma. As motivações variam, mas o principal é a busca pelo destaque no mercado de trabalho. O idioma abre oportunidades de emprego até no próprio Brasil. Julia afirma que o país é o segundo com maior número de empresas alemãs fora da Alemanha.


A Alemanha de fato carece de mão-de-obra e a gestão de Angela Merkel sempre foi a favor dos imigrantes. No final de 2019, o governo alemão aprovou lei que facilita a entrada de estrangeiros não-europeus no mercado de trabalho. Apesar da pandemia, o país ainda é o destino favorito dos interessados nas oportunidades de emprego.


A vida entre dois países


Essa simpática gringa nasceu em Bad Ems, Renânia-Palatinado (sudoeste da Alemanha), mas tem DNA brasileiro. A mãe da Julia sempre fez questão de manter o contato com a cultura do Brasil através de livros infantis, conversas com a vizinha também brasileira, e as viagens à terra-natal da mãe. "Nós já conhecíamos a comida também, então desde cedo sempre tinha uma coisa do Brasil dentro de casa", conclui ela.


As visitas ao país serviram como uma prévia sobre o cotidiano brasileiro, o que facilitou a adaptação. "Já sei como funcionam as coisas, momentos de paciência, mas muitos momentos de alegria."


Atualmente ela mora no Brasil há 13 anos e não esconde o quanto ama o lugar que escolheu morar. "Eu amo muito viver no Brasil, mas eu amo a Alemanha tanto quanto. Eu adoro ir pra lá também, mas desde pequena eu já sentia diferença cultural. O Brasil é diferente, o Brasil é colorido".


Filha de pai alemão e mãe brasileira, desde a infância ela já sentia o choque cultural entre as duas nacionalidades. "Os brasileiros são mais abertos. Apesar de viver toda minha infância na Alemanha, eu sempre amava ir para o Brasil porque a gente fazia bagunça quando criança, mais gente junto, gritaria".


Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista ao Femme News, Julia também contou sobre a própria experiência no sistema de ensino de idiomas na Alemanha. Ela estudou em escola bilíngue, onde além do inglês obrigatório, as disciplinas da área de humanas eram ministradas em francês; equanto contava com as opcionais espanhol e latim.


Além de alemão e português, ela também fala inglês, francês e afirma dominar um pouco de espanhol. "Meu amigo diz que eu falo bem porque uma vez eu briguei [em espanhol] com uma moça em Buenos Aires", conta ela em meio aos risos.


E é essa experiência multilíngue que Julia transmite aos alunos não apenas no curso online, como também nas lives do Instagram. Reunindo convidados que compartilham a própria vivência em terras germânicas e especialistas nos assuntos relacionados à imigração, tudo isso para tirar dúvidas dos brasileiros que já abriram a cortina da Janela para Alemanha.


Se você tem curiosidade e quer dar uma espiadinha nessa janela, a Julia passa uma dica para os iniciantes durante a quarentena:

"Aproveitar ao máximo desse tempo que poderia ser um tempo perdido e virar um tempo muito bem aproveitado. Fazer algo para sair dessa com alguma coisa que faça você ser ressaltado do resto."


Ela sugere abrir os horizontes e se aproximar ao máximo do idioma, então que tal um mergulho cultural? Pedimos para Julia recomendar artistas e séries alemãs aos nosso leitores.


Séries:


Dark

Como Vender Drogas Online

Dogs of Berlin


Cantores/Bandas:


Sportfreunde stiller

Fettes Brot

Xavier Naidoo

Seeed

Cro

Mark Förster

Helene Fischer

Peter Fox

Die Ärzte

Die Toten Hosen

Die fantastischen Vier



Você sabia que alguns itens da lista já apareceram aqui no Femme News? Confira séries da Netflix na Alemanha e também estrelas da música pop alemã.

Comments


bottom of page