O comércio precisou fazer adaptações para continuar em funcionamento neste período tão atípico
Os efeitos da pandemia de covid-19 estão sendo sentidos desde que os estados começaram a aplicar medidas de isolamento social. Estabelecimentos que oferecem algum tipo de serviço, como lojas, restaurantes, entre outros, foram fortemente impactados com as medidas, principalmente por não estarem preparados para as consequências de um momento tão atípico.
Em agosto, um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que cerca de 135 mil lojas fecharam as portas entre abril e junho deste ano. Ainda segundo a CNC, o número de lojas fechadas equivale a 10% dos estabelecimentos de comércio varejista que estavam em funcionamento antes da pandemia, o CNC também divulgou a previsão de que este ano feche com 88,7 mil estabelecimentos a menos em comparação com 2019.
Para seguir em frente e tentar reaver o prejuízo foi preciso que o comércio se adaptasse às necessidades do atual momento. E, com isso, foi percebido o aumento de lojas e restaurantes em redes sociais, também houve um aumento nas entregas delivery e em outras alternativas encontradas pelo comércio.
Mas apesar do aumento em compras online os efeitos da pandemia ainda são muito perceptíveis e, neste mês de novembro, o cenário parece ser um pouco mais positivo do que há alguns meses. A Black Friday pode ser vista como sinônimo de melhoria e faturamento.
Segundo previsão da FecomercioSP, este mês pode haver um aumento de até 3% nas vendas, o que, se acontecer, pode resultar em um cenário mais positivo do que o que foi previsto para o varejo no começo de 2020.
A pandemia intensificou o costume da realização de comprar online e quem não fazia parte deste time de pessoas, começou a perceber que o ambiente virtual poderia ser muito promissor quando relacionado à compras. Muitas cidades do Brasil ainda seguem com o isolamento social acontecendo e, por isso, para que as vendas não sejam perdidas e também com o intuito de garantir a segurança de funcionários e clientes, as empresas vem se preparando para dar conta das vendas online.
Dicas para as compras online durante a black friday - Existem muitos relatos sobre fraudes durante o período dos grandes descontos e para garantir que você não seja enganado é bom pesquisar sobre os produtos de interesse. Comparar e verificar preços é essencial, sejam preços anteriores, no dia 27 de novembro e até mesmo antes do dia oficial da black friday.
Realizar as compras em sites confiáveis também pode ser útil para evitar golpes, é sempre bom saber o que outras pessoas vem falando sobre tal estabelecimento, assim você pode entender o funcionamento do local e evitar correr riscos.
Comments