top of page
Foto do escritorFemme News

71 primaveras e 1 processo de impeachment: relembre fatos históricos no Brasil na gestão de Collor

Fernando Collor completa hoje mais um ano de vida. Vale recordar o que levou ao processo de impeachment do ex-presidente e ao movimento dos caras-pintadas


Por Raissa Martins

Collor com a faixa presidencial. Foto: Ubirajara Dettimar

Fernando Collor de Mello, 32° presidente da República do Brasil, faz 71 anos de idade hoje, 12 de agosto. O ex-presidente protagonizou acontecimentos que entraram pra história do país, e é justo que esses ocorridos que marcaram a política brasileira sejam lembrados após décadas.


Hoje pela manhã, Fernando comemorou seu aniversário através de uma publicação em sua rede social segurando um bolo ao lado da família e de seu animal doméstico.

Foto: Reprodução/Instagram

"Hoje meu dia começou assim, rodeado de amor, com surpresas e um delicioso bolo feito por Cecile, Celine e Caroline. Agradeço a Deus por tudo", celebrou Fernando Collor em seu perfil no Instagram.


História do Brasil


Fernando Collor de Mello foi eleito presidente em 1989. Durante seu cargo na presidência, defendeu a abertura de capital estrangeira e o neoliberalismo, com a intenção de controlar a inflação, projeto que foi chamado de "caçador de marajás". Na gestão, foi implementado o Plano Collor, onde, houve a substituição da moeda "cruzado novo" pelo "cruzeiro. Também foram demitidos diversos servidores públicos e congelados salários, pretendia focar na reconstrução do Estado. O resultado não deu certo, pois a economia brasileira entrou em colapso, deixando a população revoltada e havendo vários escândalos de corrupção envolvendo Fernando Collor.


Caras-pintadas

Jovens de caras pintadas. Foto: Acervo Globo.

Com a intenção de deixar a população calma diante do caos que estava o País, Collor pediu em um discurso no dia 13 de agosto de 1992, para que as pessoas saíssem às ruas com as cores da bandeira do Brasil em apoio ao governo. Entretanto, como forma de responder ao pedido do político, milhares de estudantes foram às ruas vestidos de preto e com os rostos pintados de verde e amarelo para exigir o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em prol do combate à corrupção. Dando origem ao nome do movimento de "caras-pintadas".


Impeachment e Renúncia


Diante de tantos acontecimentos envolvendo a atuação de Collor de Mello na presidência, a Câmara dos Deputados aceitou os pedidos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) deu início a um processo de cassação de mandato. Tornando-se o primeiro presidente do Brasil a sofrer processo de impeachment. Contudo, Fernando renunciou o cargo antes do impeachment, tendo como sucessor seu vice Itamar Franco.




Comments


bottom of page