top of page

7.786 refugiados venezuelanos têm situação reconhecida no Brasil

  • Foto do escritor: Caroline Soares
    Caroline Soares
  • 16 de set. de 2020
  • 1 min de leitura

A formalização do reconhecimento foi feita nesta terça-feira (15)


Reprodução/ ONU

A situação política e econômica instável no qual vive o país da Venezuela faz com que diversos moradores solicitem o refúgio para o Brasil. As autoridades brasileiras acreditam que vivem mais de 250 mil venezuelanos por aqui. Até julho deste ano, foram solicitados 130 mil pedidos de refúgios vindos da Venezuela.

Nesta terça (15), o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) publicou no Diário Oficial da União, um despacho que formalizou o reconhecimento da condição de refugiado para mais de 7.786 venezuelanos.

Quando há esse reconhecimento no status, o refugiado ganha a autorização de residir no país por prazo indeterminado e o direito de solicitar sua naturalização brasileira após 4 anos, além de poder estender sua condição para membros de sua família.

Entretanto, é necessário que ele respeite e aceite a legislação brasileira, mantenha sua documentação na data de validade e solicite uma permissão ao Conare quando quiser sair do país. A Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) conta com outras instituições de apoio que visem a integração local para os refugiados.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page