400 mil assinaturas para criar 400 mil vagas de emprego
- Femme News
- 9 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Petição online ganha força de internautas a fim de incentivar o programa Jovem Aprendiz
Por Natália Tristão

A petição “400 mil assinaturas para criar 400 mil vagas de emprego” foi criada em 7 de julho por Manuela Bernadino na plataforma Avaaz.org. O objetivo do projeto é conseguir a abertura de vagas do Programa de Aprendizagem no Brasil, que visa a inserção do jovem no mercado de trabalho.
De acordo com o descrito na própria página online, o projeto foi elaborado pelo CIEE e agora aguarda a aprovação do Ministério da Economia. Eles indicam que, com 0,5% do orçamento proposto pelo Governo Federal destinado à sociedade em tempo de pandemia, é possível mudar a vida de jovens no país.
A equipe do Femme News entrou em contato com Bernadino, criadora da petição online, para entender a motivação do projeto: “Com a pandemia, vários jovens perderam o emprego, e parece que ninguém estava olhando para isso. As pessoas esquecem que o aprendiz, muitas vezes, ajuda a sustentar a família e, quando esse jovem perde o emprego, todo um ciclo é abalado. Tem gente trancando faculdade porque perdeu o emprego, tem família sem ter o que comer porque a única renda era o salário desse jovem.”
As 400 mil vagas do Programa de Aprendizagem a serem abertas pretendem aliviar, ao menos, 5 problemas sociais: a evasão escolar, o trabalho infantil e exploração de jovens, a vivência do jovem nas ruas, auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade e colaboração com a economia do país.
“Eu sou jovem aprendiz, e entendo muito a importância do meu emprego. O CIEE deu a proposta para a geração de 400 mil vagas para Jovens Aprendizes no nosso país”, afirma Bernadino. Manuela faz parte de um comitê focado no Programa de Aprendizagem, onde são realizados debates e reuniões visando melhorar o programa no país, como, por exemplo, buscar formas de incentivo às empresas, para que haja contratação e efetivação desses jovens.
A petição, dois dias após sua criação, já tem mais de 12 mil assinaturas. Para participar, acesse aqui.
Comments