24 de junho: Comemoração ao Dia do Disco Voador
- Femme News
- 24 de jun. de 2020
- 8 min de leitura
Em comemoração ao dia desses objetos voadores não identificados, confira uma lista com filmes de presenças extraterrestres
Por Larissa Marques

Muitos não sabem, mas hoje (24), além de ser comemorado dia de São João, com o clima de festa junina que a data traz, também é comemorado o Dia Mundial do Disco Voador. Esse dia é marcado mundialmente por diversos acontecimentos relacionados aos objetos voadores não identificados, os OVNIS.
E para comemorar este dia, que tal ver uma lista com filmes que tiveram a presença de seres de outros planetas para assistir neste dia?
Confira a seguir:
O Dia em que a Terra Parou

Este é um filme clássico da década de 50, do gênero de ficção cientifica e com a direção de Robert Wise, o filme narra a visita de um alienígena à Terra, pedindo paz entre os povos do planeta. Na vida real, o filme também fazia um apelo, pois naquele momento dava-se o início da Guerra Fria. A trama conta com os atores: Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe.
De acordo com a sinopse: Um disco voador pousa em Washington, capital dos Estados Unidos. Seu único ocupante é Klaatu, um ser humanoide que pede paz aos terráqueos. Confundido com uma criatura perigosa, Klaatu é atingido por um soldado. O ataque desperta a fúria de Gort, um robô que acompanha Klaatu e tem por missão protegê-lo, o que resulta na destruição do capitólio. Klaatu ordena que Gort cesse o ataque, aceitando ser levado a um hospital para conhecer melhor o estilo de vida dos humanos.
Nos anos seguintes, o clássico recebeu alguns prêmios do cinema: Em 1952, o filme ganhou um Globo de Ouro por promover um entendimento internacional; em 1995 foi incluído no catálogo de filmes do Registo Nacional dos Estados Unidos e em 2001 o Prémio Chlotrudis de melhor filme do século XX.
ET: O Extraterrestre

Não há como falar sobre filmes de ficção cientifica que traz essa temática de extraterrestres, sem mencionar o clássico ET: O Extraterrestre de 1982. Um filme com a direção do célebre Steven Spielberg e no elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace. Ademais, foi considerado um dos melhores filmes da geração, sem contar a receptividade positiva pela crítica.
Ademais, o filme foi indicado a nove estatuetas do Oscar, ganhando nas categorias de melhor trilha sonora, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhores efeitos especiais. No Globo de Ouro ganhou o prêmio de melhor filme dramático e melhor trilha sonora original. No Prêmio Saturno ganhou prêmios de melhor ficção cientifica, melhor roteiro, melhores efeitos especiais, melhor música e melhor arte de cartaz. Já os atores Henry Thomas, Robert McNaughton e Drew Barrymore ganharam Young Artist Awards.
De acordo com a sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
Guerra dos Mundos

Mais um trabalho de Steven Spielberg, dessa vez baseado no romance de H.G. Wells também com o mesmo nome. A trama teve estreia em 2005 e contou com a participação de Tom Crouise, Dakota Fenning e Justin Chatwin.
A saber, o filme foi bem recebido pela crítica e teve um sucesso de bilheteria estrondoso, inclusive entrou na lista dos melhores filmes interpretados por Tom Cruise.
De acordo com a sinopse: Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extraterrestres.
Arquivo X

E como não mencionar Arquivo X ao falar sobre extraterrestres? O primeiro filme foi originário da série de TV com o mesmo nome, é de 1998. O filme conta com a participação de David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.
A saber, a série que deu origem ao filme, contém relatos paranormais que sem solução, acabavam sendo guardados no subsolo do FBI. Além do mais, os temas abordados são teorias da conspiração que envolve extraterrestres e entre outras mais paranormalidades escondidas pelo governo.
Segundo a sinopse: Dois agentes do FBI que foram até Dallas, Texas, tentar evitar que um prédio federal explodisse em um atentado terrorista, ficam estarrecidos quando descobrem que a explosão no qual supostamente morreram três bombeiros e uma criança foi causada pelo próprio governo, para tentar abafar o caso de um vírus alienígena, que esteve adormecido por milhares de anos e agora volta superfície. Apenas um médico (Martin Landau), que conhece a realidade dos fatos, tenta alertá-los, mas agentes do governo o perseguem e fazem de tudo para que ele seja desacreditado.
MIB – Homens de Preto

A saber, o filme, que estreou em 1997 e com atuação de Tommy Lee Jonas e Will Smith, foi baseado na história em quadrinhos do mesmo nome. Além de ação e ficção cientifica, o filme também tem um toque de humor.
Segundo a sinopse: Agência secreta governamental cuida de fiscalizar os alienígenas que já vivem na Terra, sendo que alguns são vigiados em tempo integral. James Edwards (Will Smith), um novato na organização, em parceria de K (Tommy Lee Jones), um veterano agente, tenta impedir um terrorista intergaláctico, que planeja assassinar dois representantes de galáxias opostas e destruir o planeta Terra.
O estouro do primeiro filme foi tão grandioso que foi produzido uma sequência, sendo o quarto e último filme sem a presença dos protagonistas Will e Tommy, dando lugar à interpretação de Tessa Thompson, Emma Thompson e Chris Hemsworth.
Distrito 9

Em comparação com os filmes anteriores, esse é um filme mais atual de gênero suspense e ficção científica e conta sobre a mesma temática de invasão alienígena à Terra. Teve sua estreia em 2009.
Com direção de Neill Blomkamp, o filme foi indicado a vários prêmios, inclusive ao Óscar, Globo de Ouro e Bafta. Ademais, conta com o seguinte elenco: Sharlton Copley, Jason Cope e Nathalie Boltt.
Conforme a sinopse: Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extraterrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extraterrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extraterrestre Christopher para escapar.
Predador

Decerto, ao falar sobre filmes de seres extraterrestres, é importante mencionar uma das franquias mais famosas. A série de filmes “Predador” vem com 4 filmes e dois spins off ligados à outra sequência também famosa, “Aliens". Aliás, além dos filmes há também jogos e quadrinhos baseados. Os filmes são: Predador (1987), Predador 2 (1990), Predadores (2010) e os spins off, Alien vs. Predador (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007). Ademais, em 2018 foi lançado um reboot chamado “The Predator”.
O primeiro longa, que se chama “O Predador" se inicia em 1987, ou seja, há mais de 30 anos. Além do mais, trazia Arnold Schwarzenegger como protagonista. O filme foi indicado ao Oscar na categoria de melhores efeitos especiais e no Prêmio Saturno venceu como melhor música e indicado a melhor filme de ficção cientifica, melhor ator e melhores efeitos especiais.
Conforme a sinopse do primeiro filme: O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar.
Alien

Se acima foi falado sobre “Predador”, agora será falado sobre uma outra franquia que teve dois crossovers com o filme anterior. O primeiro filme a estrear foi o Alien: o Oitavo Passageiro em 1979, dirigido por Ridley Scott. Dessa forma, a sequência dos filmes foram: Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997). A saber, o filme trata-se sobre uma criatura alienígena que persegue e mata tripulantes de uma nave espacial.
Ainda mais, o filme teve uma grande recepção positiva pela crítica e ainda um sucesso de bilheteria na época. Além do mais, ganhou alguns prêmios de cinema, como: Oscar de melhores efeitos especiais; Saturn Award de melhor filme de ficção cientifica, melhor direção e melhor atriz coadjuvante e o Hugo Award de melhor apresentação dramática entre outras indicações.
De acordo com a sinopse: Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
A Chegada

O penúltimo filme da lista. “A Chegada” é um filme de 2016 e dirigido por Denis Villeneuve e baseado no conto Story Of Your Life. O longa foi estrelado por r Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker.
O filme teve uma recepção tão positiva que foi indicado oito categorias no Oscar de 2017, porém venceu somente na categoria de melhor edição de som. Resumidamente o filme fala sobre a chegada de doze naves extraterrestres em lugares da Terra.
Conforme sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.
Sinais

E por fim, e não menos esperado... Esse longa faz parte dos clássicos de ficção cientifica, ainda mais quando o assunto é extraterrestre. Além de ficção, o filme também tem um toque dramático e de suspense. A saber, o filme foi estreado em 2002 e dirigido por M. Night Shyamalan. Em seu elenco contou com as participações de Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin e Abigail Breslin
Ademais, o filme foi um sucesso nos mundos críticos do cinema, que beiravam a críticas positivas sobre a atmosfera e a história, às críticas sobre o roteiro e performance.
De acordo com a sinopse: No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Também mora com eles Merrill (Joaquin Phoenix), o irmão de Graham. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas recusa ser chamado como padre, pois questionou sua fé desde quando sua mulher, Colleen (Patricia Kalember), foi morta ao ser atropelada por Ray Reddy (M. Night Shyamalan), um morador da região que dormiu enquanto dirigia. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teria sido feitos.
Comments