top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

1º de outubro: Dia Mundial do Vegetarianismo

A dieta livre de origem animal ou sem o consumo da carne têm despertado interesse nos últimos anos



Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo. A data foi escolhida pela Sociedade Vegetariana Norte Americana em 1977 e foi oficializada em 1978 pela União Vegetariana Internacional, possui o intuito de "promover a alegria, a compaixão e as possibilidades de melhoria da vida do vegetarianismo". Seja por opção de uma vida mais saudável, por ser contra o sofrimento animal ou por restrições, o vegetarianismo têm ganhado cada vez mais força entre a população.


A alimentação vegetariana tem diferentes subdivisões e, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o vegetariano pode divergir entre comer alimentos derivados de animais, como leite e ovos, ou não. Nesses grupos subdivididos, existem: os veganos, que não consomem nada de origem animal (alimentos ou produtos), os lacto-vegetarianos, que consomem leite animal, os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem leite animal e ovos, e os ovo-vegetarianos, que consomem ovos. Portanto, o indivíduo pode optar por parar de consumir carne e ainda ingerir derivados de origem animal, ou adquirir uma dieta totalmente livre.


Em pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, a quantidade de brasileiros que optaram por uma dieta vegetariana dobrou em seis anos, chegando a marca de 14% da população em 2019. Apesar do dia se referir aos vegetarianos, a data também pode ser comemorada por aqueles que consomem carne, seja convidando um amigo ou familiar vegetariano para jantar ou fazendo um dia de refeições livre de origem animal, ou apenas sem carne.


Existe ainda um movimento chamado "Segunda Sem Carne", onde aqueles que estão em transição para a dieta vegetariana ou que apenas querem experimentar algo diferente, reservam todas as segundas-feiras para se alimentar somente a base de alimentos de origem vegetal. O "Segunda Sem Carne" surgiu nos EUA durante as guerras, onde era preciso racionar a comida, e atualmente o Brasil é um dos países que mais pratica o movimento.


É muito comum que vegetarianos escutem piadas a respeito da dieta ou diversas perguntas sobre como fazer as substituições, como "De onde tira a proteína?". Embora sejam diferentes daquelas encontradas nas carnes, as proteínas também podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como cereais e leguminosas,mas é importante que faça uma consulta com o nutricionista para saber como organizar as suas refeições obter os nutrientes que seu organismo precisa.


Mesmo com algumas situações desconfortáveis pela dieta, diversos restaurantes estão incluindo opções vegetarianas e veganas nos seus cardápios, além de saladas. Já é possível encontrar hamburguerias com opção vegetariana, sorveterias com sorvetes veganos e até mesmo alimentos processados de origem vegetal em supermercados, para aqueles que têm curiosidade em experimentar ou os que já estão dentro da dieta.


Se não quiser, ou não puder por alguma questão, deixar de ingerir alimentos de origem animal, muitas empresas estão se atentando melhor ao meio ambiente e as causas animais e optando por embalagens sustentáveis, e também por produtos livres de crueldade animal, como aqueles em que testam em animais. Com uma rápida pesquisa ou uma olhada nas embalagens, dá pra encontrar produtos livres de origem animal e que irá te beneficiar tanto quanto, como os desodorantes, shampoos, protetores solares naturais e orgânicos. Toda e qualquer mudança é bem vinda e vale a pena.


댓글


bottom of page