15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
- Femme News
- 15 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Nesse texto, você entenderá o surgimento da data, as formas de violência, como combatê-las, os direitos dos idosos e o envelhecimento da população.
Por Carolina Gandra

No dia 15 de junho, o Ministério dos Direitos Humanos comemora a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra os idosos e, também, divulgar a ideia de não aceitá-la como algo normal. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
Quais são as formas de violência contra a pessoa idosa?
Caracteriza-se como violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico, de acordo com o 19° artigo do Estatuto do Idoso. Segundo o Ministério da Saúde, as formas de violência são:
• Física: é todo ato violento com uso da força física de forma intencional, praticada com o objetivo de ferir uma pessoa. Manifesta-se desde empurrões até o uso de armas.
• Psicológica: corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.
• Negligência/abandono: é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.
• Sexual: é qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais contra a sua vontade.
• Econômico-financeira e patrimonial: consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
• Autoagressão: refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, como, por exemplo, agressões contra si próprio(a), as automutilações, os suicídios e tentativas de suicídio.
• Autonegligência: manifesta-se por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados básicos necessários à sua saúde. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa.
Como combater a violência contra os idosos?
Caso seja confirmada a violência ou persistir a suspeita, é necessário comunicar aos órgãos responsáveis pelas medidas protetivas dos idosos: Conselho do Idoso, Ministério Público, Delegacia do Idoso ou autoridade policial.
Direitos dos idosos
Os idosos têm direito à vida, à saúde, à educação, ao esporte, à cultura, à alimentação, ao lazer, à cidadania, à dignidade, à liberdade, ao trabalho, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. No Brasil, esses direitos são assegurados pela Política Nacional do Idoso e pelo Estatuto do Idoso.
Envelhecimento da população
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país.
A população idosa tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como indica a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. Segundo a pesquisa, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%.

De acordo com a demógrafa do IBGE, Izabel Marri, a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional – quando os grupos mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens da população.
Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/todas-as-noticias/2018/junho/15-de-junho-e-o-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52683-15-de-junho-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,com%2060%20anos%20ou%20mais.&text=Para%20que%20os%20idosos%20de,habita%C3%A7%C3%A3o%20e%20meios%20de%20transportes.
Comentarios