Todos juntos por um mesmo objetivo, a conscientização pode salvar.
Reprodução/Revista Cobertura
O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2000 pela UICC (União Internacional para o Combate do Câncer) e contou com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde) com um objetivo: salvar cada vez mais vidas através da conscientização e prevenção.
No início de 2020, o câncer foi responsável por 70% das causas de óbito no mundo, segundo levantamento da organização internacional, um número bem significativo que poderia ter sido evitado com o conhecimento.
Muitos são os fatores que podem causar a doença, mas uma porcentagem esmagadora deve-se a forma que levamos a vida. Na correria onde é necessário optar pela praticidade, focamos somente nas responsabilidades diárias e não percebemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento do câncer.
Passamos anos consumindo gorduras, frituras, guloseimas, bebidas ricas em açúcar e muito fast food, não reconhecemos que o sedentarismo eleva o peso e provoca cada vez mais indisposição, esquecemos que estamos expostos o tempo todo aos raios UVA e UVB e por esse motivo hoje o câncer de pele está presente em 32% dos diagnósticos no Brasil, consumimos bebidas alcoólicas sem ao menos nos lembrarmos que esse hábito é responsável por provocar, vários tipos de cânceres, além de desencadear mais algumas doenças crônicas e o mesmo acontece como o tabagismo.
Temos também, algumas doenças infecciosas como HPV, Hepatite B e C, HIV entre outras que tornam os pacientes mais vulneráveis à possibilidade de desenvolver a doença.
Abaixo podemos observar os dez tipos de câncer que mais tiveram incidência em 2020, exceto pele não melanoma, segundo tabela divulgada pelo INCA por sexo.
É imprescindível que busquemos alterar de forma positiva esses números e para isso é fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção e se conscientize.
Mude sua rotina, pratique hábitos saudáveis, substitua a má alimentação por legumes, verduras e frutas, realize exercícios físicos, passe protetor, evite exposição solar nos horários críticos, faça os exames periódicos, deixe o preconceito de lado, se toque, tenha em mente que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chances temos de vencê-lo.
No atual cenário é ainda mais essencial que busquemos essa conscientização, pois muitos pacientes com medo de contrair a Covid-19, deixaram de realizar seus exames ou até mesmo não deram continuidade ao tratamento, é importantíssimo que essas medidas não sejam interrompidas, para que possamos barrar o crescimento de vítimas fatais.
Reprodução/Revista Cobertura
Não deixe de fazer sua parte, vamos todos juntos nessa causa.
É a luta pelo conhecimento, é a luta pela vida e a luta pela vitória!
Comments