Ministério da Saúde disponibilizará 80 milhões de doses de imunizantes contra o vírus da influenza
Por: Luíza Moreira Bittencourt
No próximo mês de abril (12) começará a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todo o território nacional. As vacinas foram desenvolvidas pelo Instituto Butantan e serão disponibilizadas 80 milhões de doses da influência trivalente. A intenção é imunizar 79,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários até o dia 9 de julho.
O Ministério da Saúde pretende vacinar 90% do público e o cronograma de imunização deve ocorrer em três etapas, de acordo com as disponibilidades de cada município, que também terão autonomia para as definições das datas.
Embora a campanha seja iniciada em abril, o Ministério garante que a vacinação contra a Covid-19 não será afetada e que será mantida no cronograma previsto anteriormente. Além disso, vale ressaltar que a vacina da gripe não substitui a vacina contra o coronavírus, portanto, as duas deverão ser tomadas.
No entanto, por conta da ausência de estudos com relação à coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda que as doses sejam tomadas simultaneamente. Segundo o Ministério, deve haver um intervalo de 14 dias entre as vacinas.
Comments