A junção do lazer, o contato com a natureza e o seu papel social para as comunidades rurais
O Agroturismo, Ecoturismo ou Turismo Rural, nada mais é do que a junção do ato de lazer do turismo somado ao conhecimento das atividades, cultura e história enraizados no meio rural. Muitas vezes desenvolvido em pequenas comunidades rurais, tornou-se uma oportunidade de emprego e renda complementar para muitas famílias.
O movimento vem ganhando força nos últimos anos, incentivado pela crescente preocupação com o meio ambiente e educação ambiental. Além das demandas pelo consumo consciente como uma alimentação mais saudável, práticas sustentáveis no uso de recursos naturais e a valorização cultural destas comunidades também fazem parte do fenômeno.
Estas viagens podem ter o objetivo único do lazer ou servir como ferramenta de intercâmbio técnico-científico e tecnológico. O turista em visitas guiadas entra em contato com a natureza em diferentes ambientes, mas também aprende técnicas de plantio, colheita, criação ou manufatura dos insumos produzidos na região, além de consumir sua gastronomia e artesanato. Pode ainda optar por se hospedar em hotéis tradicionais, ou pousadas que lhe permitem “viver a experiência de um morador local”.
Esta troca de conhecimentos e informação tem levado às comunidades rurais conceitos administrativos, de marketing e de tecnologia, fortalecendo a economia local, retendo talentos na região e reduzindo o êxodo.
O Governo do Estado de São Paulo, possui em seu site, SP para todos - Ecoturismo e Turismo Rural, o link para os principais municípios que oferecem este tipo de roteiro. Mas fica a dica também da cidade de São Roque com o seu roteiro do vinho, e o Circuito das Frutas, ambas no interior de São Paulo.
Com o fechamento de fronteiras e restrições de circulação e eventos devido à pandemia - apesar do “agro” não ter parado em nenhuma parte do mundo -, o turismo teve uma queda significativa, tendo, assim como os demais negócios da área de serviços, que encontrar uma alternativa digital.
Em setembro de 2020, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) se uniram para apoiar os países na promoção do turismo rural e lançou o Programa “1000 Vilas Digitais”. O intuito é promover a integração da agricultura com a era digital a partir do uso de tecnologias digitais para a gestão, promoção e venda de serviços e produtos.
Alguns destes exemplos de sucesso, foram apresentados no lançamento da iniciativa “Aldeias Digitais na América Latina e no Caribe”, realizado pelo escritório regional da FAO em 29 de abril de 2021 em reunião on-line, e podem ser conferidos em: FAO_Lançamento Aldeias Digitais.
Comentários