top of page
Foto do escritorCarolina Gandra

São Paulo pode registrar 38°C nesta quinta-feira (1°)

Outras capitais como Cuiabá, Curitiba e Campo Grande também podem alcançar recordes de calor

Foto: Futura Press

A capital paulista pode registrar o dia mais quente desde 1943, quando se iniciaram as medições oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o Climatempo, a máxima para São Paulo nesta quinta-feira (1°) é de 38°C. Ontem (30), a temperatura máxima da capital paulista foi de 37,1°C, considerada a mais alta de 2020 na região.


Algumas das outras capitais também poderão ter um início de outubro quente. Cuiabá tem a previsão de temperatura máxima de 43°C, Rio de Janeiro tem de 40°C, Palmas tem de 39°C, Florianópolis tem de 34°C, Manaus e Belém têm de 33°C e Salvador tem a temperatura máxima de 30°C.


Existem fatores que contribuem para os dias mais quentes nos últimos dias. Um deles é que o jato polar, como é chamada uma corrente de ar que passa pelo Brasil durante o inverno, não esteve muito presente no país durante a estação.


Atualmente, outro fator que coopera com a temperatura alta é que as massas de ar seco estão na região central do Brasil. Os bloqueios atmosféricos estão impedindo o avanço de frentes frias ou de outros meios que levam chuvas para a região.


A temperatura da superfície do mar também está mais alta do que o habitual, o que causa as frentes frias a desviarem para o mar. Por isso, o bloqueio está mais evidente em 2020.


Comments


bottom of page