top of page
Luiza Bittencourt

Sistema NFT: nova tecnologia funciona como registro de obras digitais

O código autêntica e vende objetos, criando um mercado milionário de arte


Por: Luíza Moreira Bittencourt


Legenda: Mosaico de obras leiloadas pelo artista Beeple. Fonte: Google Imagens

O novo registro NFT ("non-fungible tokens") entrou em cena recentemente e já ganhou grande atenção do público. Através dele, o mercado da arte já faturou milhões com a venda de obras digitais.


Funcionando como uma espécie de selo, o NFT garante a autenticidade dos itens que passam a levar o código "não-fungível", ou seja, que não pode ser substituído. Com o código, colecionadores já pagaram milhões em imagens, discos e vídeos, como foi o caso da gravação de uma jogada de LeBron James, vendida por US $2 milhões (R $11 milhões).


A vantagem de possuir um objeto com NFT pode ser comparada à ideia de comprar grandes obras de arte. Isso porque, embora a imagem de um quadro famoso esteja disponível na internet para que qualquer pessoa faça seu download, somente quem a comprou detém o título de ser, de fato, a dona da obra.


Com isso, negócios milionários são cada vez mais frequentes no meio digital, incluindo até mesmo tuites com NFT: o CEO do Twitter registrou a sua primeira publicação na rede social e, NFT e vendeu sua posse por US $2,5 milhões (R $13,9 milhões) em leilão de caridade.


Outro caso muito comentado foi a arrecadação de US $2 milhões (R $11 milhões) da banda Kings of Leon por venderem versões do novo álbum "When you see yourself" que contém músicas, ingressos vitalícios e artes exclusivas.


Mas como funciona o NFT em seu mecanismo tecnológico?


O registro e a venda dos NFTs são feitos por meio da utilização de blockchains, que consiste na computação dos códigos em diversos registros presentes nos sistemas virtuais. Assim é possível que haja o recebimento e envio das transações de valores, que são protegidas por uma super criptografia.


Há desvantagens em utilizar os blockchains?


A utilização dos blockchains é vista por alguns como um dos pontos que apresenta desvantagem dos NFTs por seu elevado gasto de energia. Para verificar as transações de blockchain, assim como com os bitcoins, muitos cálculos são realizados, consumindo altos níveis de energia elétrica.



コメント


bottom of page