Os biscoitos podem ser feitos em família ou para encomendas de Natal, também são ótimos presentes
Apesar de faltar pouco mais de um mês para o Natal, as vendas para a data comemorativa já começaram. Seja enfeite, decoração, presentes ou para a ceia, já é possível encontrar em todo lugar algo para a data tão esperada todos os anos. Os biscoitos natalinos são mais comuns no exterior, como nos EUA e Europa, mas não quer dizer que nós brasileiros também não possamos desfrutar de algo tão bom e ainda criar ótimas lembranças.
O preparo do biscoito pode ser feito em família, com as crianças ajudando na decoração e criando memórias afetivas a todos. Mas, se preferir, poderá fazer biscoitos para pôr à venda e alegrar os dias de seus clientes. Os moldes e cortadores para o biscoito podem ser encontrados em lojas de artigos de festa e confeitaria, nessa época do ano já existem muitas opções para que você possa se aventurar entre as botinhas, o boneco de neve, a árvore de Natal e etc.
A receita não possui muita dificuldade, porém precisa que se tenha algum conhecimento para manusear a massa e abri-la com o rolo. A seguir, poderá encontrar a receita da confeiteira Mariana Oshiro cedida ao site casa.com.br.
Para a massa, você irá precisar de:
- 250g de farinha de trigo
- 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 100g de açúcar de confeiteiro
- 1 ovo e 1 gema peneirados
- 2 colheres de sobremesa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de canela em pó (opcional)
- papel manteiga para forrar a assadeira
Para a decoração, você irá precisar de:
- 150g de glacê real (encontrado em lojas de confeitaria)
- corantes alimentícios da cor que desejar (os corantes em gel são os melhores)
- sacos de confeitar
- bicos de confeitar tipo perlê n° 3 ou 4
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo com a manteiga até que se forma uma farofa. Acrescente os outros ingredientes e misture com o auxílio de uma colher, quando a massa estiver mais consistente poderá usar as mãos para sovar. Sove bem até que fique toda homogênea e sem grudar na tigela e nas mãos, caso precise pode adicionar mais farinha até que esteja no ponto ideal.
Faça uma bola com a massa e enrole em filme de PVC plástico, desses que usamos na cozinha, dê uma amassada para que facilite na hora que precisar abrir com o rolo e guarde na geladeira de 12h a 24h para que descanse e ganhe consistência.
Após o período, divida a massa em 3 pedaços iguais e mantenha guardado na geladeira a parte que não estiver utilizando. Para abrir a massa, utilize um plástico grosso como polipropileno ou papel manteiga, abrindo com um rolo comum de macarrão. A espessura da massa deve ser de 0,5 cm. Com a massa aberta, basta usar os cortadores com os moldes escolhidos e arrumar os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga, para que não grudem ou quebrem quando retirar.
O forno deverá ser pré-aquecido em 160 graus e levar os biscoitos para assar por 10 a 12 minutos, cuidado nesse momento pois assam rápido, o ponto ideal é quando começarem a ficar dourados nas bordas. Retire do forno e deixe esfriar.
Modo de preparo da decoração:
Siga as instruções da embalagem de glacê real até que se forme um creme branco e dobre de volume, divida em três ou quatro partes para tingir das cores que deseja e misture bem com os corantes. Coloque cada glacê colorido em um saco de confeiteiro diferente com o bico perlê. Não esqueça de iniciar a decoração somente após que o biscoito estiver frio.
Comece pelas bordas, fazendo o contorno do biscoito, e depois complete por dentro podendo usar o auxílio de um palito de dente para preencher os espaços que faltarem. O glacê tende a ressecar quando entra em contato com o ar, então é preciso que seja rápido ao cobrir o biscoito, é importante também que mantenha o glacê não utilizado coberto com um pano limpo e umedecido, para que se mantenha até o momento que for usar.
Faça a decoração que quiser, use sua criatividade e crie biscoitos lindos e saborosos para um Natal especial.
Comments