Edição do festival online e gratuito homenageia mulheres cineastas
Amanhã (16/03) começa o Santos Film Fest, de forma online e gratuita. O evento reúne 73 títulos de filmes em sua programação, sendo todos com um ponto em comum: dirigidos e produzidos por mulheres. São curtas, médias e longa-metragens nacionais e estrangeiros, incluindo países como Argentina, Peru Portugal, Uruguai e Cuba.
"Focamos em filmes dirigidos ou produzidos por mulheres por entendermos ser importante ressaltarmos mulheres em funções de comando no audiovisual brasileiro, e que ainda são minoria, mas a prova de que realizam obras importantes está aí”, declara o diretor do festival, André Azenha.
Nesta edição, a cineasta homenageada será Adélia Sampaio, grande nome do cinema brasileiro, sendo a primeira mulher negra a dirigir um filme no país. Para contemplar a artista, o curta Denuncia Vazia (1979) e o longa-metragem Amor Maldito (1984), primeiro filme lésbico no Brasil, serão exibidos. Além disso, a diretora estará presente no dia de abertura do festival, às 19h30, apresentando o lançamento, pela Coleção Santos Film Fest, do e-book intitulado Adélia Sampaio: o segredo da rosa. As 126 páginas do livro virtual contam a trajetória pessoal e profissional de Adélia.
“Com relação à programação formativa, conseguimos oferecer uma gama de atividades promovidas por mulheres que ajudaram a construir o cinema brasileiro desde os anos 60, como a própria Adélia, passando pela produtora Paula Barreto, a atriz Tuna Dwek, a americana Debra Zimmerman até as mais jovens, como Camila Kater, que por pouco não entra no Oscar deste ano com seu curta Carne”, completa Azenha.
A programação irá do dia 16/03 até 23/03. Para participar, basta acessar os canais oficiais do Santos Film Fest no Facebook e no YouTube ou se inscrever através do link https://www.even3.com.br/sff2021online/.
Comentários