Corinthians não convence, Palmeiras faz contas, Santos instável e São Paulo embalado no ‘crepismo’
RESUMÃO
Há poucas rodadas do fim da fase de grupos, o mata-mata da competição está cada vez mais próximo. As partidas estão marcadas para dia 13 (quartas), 16 (semi) e a grande final com dois jogos, nos dias 20 e 23 de maio. Enquanto São Paulo e Corinthians já estão matematicamente nas quartas de final, Santos e Palmeiras fazem contas, mas a situação do alviverde é bem mais delicada, são chances quase remotas de avançar.
No total, cada time disputa 12 jogos, sendo um duelo contra cada uma das equipes fora dos grupos do qual faz parte. Com quatro grupos e 16 times, o Paulista é considerado um dos estaduais mais disputados do Brasil. Porém, este ano algo se destacou: a ideia de utilizar o campeonato para treinar e dar oportunidade aos jogadores da base. Para alguns, a polêmica se dá principalmente pelo apelido de “paulistinha” nos últimos anos.
CORINTHIANS
Líder do grupo A, o Timão foi a campo dez vezes pela fase de grupos e soma 21 pontos no total. São seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Apesar do bom desempenho matemático, os protestos contra o treinador Vagner Mancini são frequentes nos arredores da Neo Química Arena, em Itaquera. Pelo Paulista, o último duelo rendeu 2 a 0 para o Corinthians, em embate com o Santos, em plena Vila Belmiro.
No último jogo, foi derrotado por 2 a 0, contra o Peñarol (URU), pela Copa Sul-Americana. Após a partida, Mancini pronunciou em coletiva de imprensa que tem o respaldo da diretoria corintiana. Agora, na próxima partida, o Corinthians enfrenta o São Paulo de Hernán Crespo, em casa, às 22h15 deste domingo (02). São 13 jogos como visitante em Itaquera e o Tricolor nunca venceu. O tabu vem desde o Brasileirão de 2014.
PALMEIRAS
Terceiro colocado do grupo C, para muitos o Palmeiras “abriu mão” do estadual cedo. Atual campeão Paulista, a equipe também defende o título de campeão da Copa Libertadores, vencida contra o rival Santos. Entretanto, o técnico Abel Ferreira chegou após a disputa do estadual e esta é a primeira vez que está a frente do clube neste torneio. Em meio às críticas, ele tem o apoio da diretoria para testar possibilidades do elenco.
Com apenas 12 pontos somados em nove partidas disputadas, o Palmeiras está a seis pontos do segundo colocado, o Novorizontino. Para classificar às quartas, terá que torcer por sequência negativa do adversário direto e ainda vencer as três próximas disputas. Matematicamente é possível, porém Abel tem focado na Libertadores e preparado os atletas para o Campeonato Brasileiro de 2021, com início no final de maio.
A derrota na última quinta-feira (29), para a Inter de Limeira por 1 a 0, no Allianz Parque, indicou que o Paulista serve para testes. Ao contrário da escalação contra o Independiente Del Valle, o técnico português entrou sem zagueiros, utilizou os laterais Viña e Mayke e o volante Danilo Barbosa improvisados na linha defensiva. A próxima partida é contra o Santo André, no Canindé, neste domingo (02), às 20h pelo horário de Brasília.
SANTOS
O alvinegro tem apenas 33,3% de aproveitamento na competição e está em terceiro lugar no grupo D. São nove pontos somados em nove partidas disputadas. Porém, vê o segundo colocado, Guarani, com 11 pontos. Para classificar, deve vencer os próximos jogos e ainda torcer para tropeços do alviverde de Campinas. A situação do Santos é mais simples que a do Palmeiras, mas a instabilidade é maior.
Pela Copa Libertadores, vem de derrota por 2 a 0, para o Boca Juniors, após o técnico Ariel Holan se demitir. Sob o comando do auxiliar Marcelo Fernandes, ainda não existe previsão para novo comandante, mas nomes como de Renato Gaúcho circulam nas redes sociais. O Peixe entra em campo logo mais, às 20h, contra o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
SÃO PAULO
Embalado no ‘crepismo’, o Tricolor teve 100% de aproveitamento no mês de abril. Foram seis jogos pelo Paulista e dois na Libertadores, todos com vitórias. Desde o retorno após a paralisação por quase um mês, a torcida são-paulina pôde ver um comportamento mais ofensivo da equipe. Nestes últimos jogos, o time comandado por Crespo fez 20 gols e sofreu apenas três. O maior placar foi efetuado em cima do São Caetano, quando venceu por 5 a 1.
Líder isolado não só do grupo B, mas da classificação geral, são oito vitórias, um empate e apenas uma derrota em dez jogos. Dentre os destaques, Pablo tem tido o apoio dos torcedores por causa do bom desempenho no momento. Neste domingo (02), o São Paulo visa quebrar o tabu contra o Corinthians, na Neo Química Arena. A partida foi marcada para um horário não convencional, às 22h15 pelo horário de Brasília.
Комментарии