Uma das ruas mais conhecidas da cidade, Coronel Moreira César agora passa a se chamar Ator Paulo Gustavo
Ocorreu ontem (19) em Niterói, no bairro de Icaraí, a instalação das novas placas na Rua Ator Paulo Gustavo, que antes era conhecida como Rua Coronel Moreira César. O novo nome pretende homenagear o ator niteroiense Paulo Gustavo, que faleceu aos 42 anos devido às complicações do covid-19. A prefeitura da cidade afirmou nas redes sociais que, de acordo com uma consulta pública realizada com mais de 34 mil moradores, a mudança foi aprovada com 90% dos votos.
Paulo Gustavo também será homenageado com um circuito cultural inspirado na sua vida e uma estátua em tamanho real que será colocada no Campo de São Bento.
Thiago Giovanini Mendes, de 38 anos, nascido e criado em Niterói, atualmente mora na Rua Ator Paulo Gustavo e se demonstrou muito feliz com a mudança. “Eu acho uma homenagem super justa, é a principal rua de Niterói e é um dos principais artistas da cidade também. Então, eu acho que é merecido pela pessoa que é, pela história que tem com a cidade, por sempre nas suas obras e seus filmes mostrar a cidade, por torná-la conhecida e se orgulhar de morar nela.” disse ele numa entrevista concedida ao Femme News.
Outro morador dessa rua, Elton Fernandes de 42 anos, também está muito feliz com a homenagem e disse acreditar que esse novo nome vá transformar a rua em um ponto turístico da cidade. Ele falou sobre a Padaria e Confeitaria Beira-Mar, que se localiza perto de sua casa e aparenta estar atendendo um maior público desde que foi divulgada como uma das favoritas de Paulo Gustavo.
Elton e Thiago também confessaram estar aliviados pela mudança, já que o nome anterior da rua era Coronel Moreira César e fazia homenagem ao militar brasileiro de mesmo nome. Participante ativo do exército durante o período da República Velha, Moreira César era conhecido como “cortador de cabeças” por praticar a decapitação de seus prisioneiros, foi também o responsável por matar um jornalista a facadas e chegou até a ser citado por Euclides da Cunha em seu livro, Os Sertões.
Já em uma das placas novas, colocadas ontem na cidade, vemos escrito: “Ator, humorista, roteirista e apresentador. Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança para a vida da gente". E esse é o legado que deve perdurar na nova rua de Niterói.
Comments