Com o foco de inspirar pessoas e contar a história em vida da vereadora, sua irmã realiza o projeto
Hoje, 27, estreia a HQ “Marielle Franco raízes”, no dia em que a vereadora do Rio de Janeiro completaria 42 anos. A história em quadrinhos é idealizada e realizada por sua irmã, a escritora e professora Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, com objetivo de eternizar a sua jornada que foi rompida no dia 14 de março de 2018, quando foi assassinada no mesmo estado onde morava. O gibi terá versão on-line disponibilizado no site do instituto.
A HQ que faz parte das ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que aconteceu no último dia 25, contará a história da vereadora desde a infância na Maré até a entrada na universidade, onde cursou ciências sociais. O gibi não ficará apenas na versão on-line, também terá versão impressa que será distribuída em escolas da Maré.
“O intuito é fazer com que a sua história seja conhecida pela nova geração e que essas meninas tenham em Marielle Franco uma referência para saberem que podem ser e fazer o que quiserem”, escreve Anielle Franco, em sua coluna no UOL.
Para além da HQ, chegou este mês ao Globoplay a série “Para onde vamos”, lançada também por Anielle, que conta com episódios destacando as narrativas de mulheres negras, uma das lutas de Marielle. As parlamentares Áurea Carolina, Elaine Ferreira do Nascimento, Paula Beatriz de Souza Cruz, Anielle Franco e Vilma Reis mostram a força das mulheres negras no âmbito político.
Comments