top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

Rio de Janeiro bate novamente o recorde de dia mais quente do ano

Além dos cariocas, em outros estados a população também tem sofrido com o forte calor dos últimos dias


Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Mais uma vez o calor do Rio de Janeiro bateu o recorde de dia mais quente do ano, de acordo com o Inmet. O dia mais quente havia sido registrado no dia 27 de setembro, com 40,2ºC e após no dia 1 de outubro, com 40ºC. Nesta sexta-feira (2), a cidade do Rio já registrava 41ºC em Marambaia, às 13h, e a previsão é de que a temperatura aumente até o fim do dia, podendo chegar a 42ºC, segundo previsão do Climatempo.


Apesar de estar proibido pelas regras de distanciamento social da Prefeitura do Rio, as praias seguem lotadas. No entanto, neste fim de semana a previsão é de que a temperatura volte a diminuir. A meteorologista Marlene Leal informou ao Jovem Pan que a partir da noite de sábado (3) o Rio de Janeiro terá algumas pancadas de chuva e rajadas de vento, começando ainda na parte da tarde e se estendendo até o dia seguinte. No domingo a temperatura terá a máxima de 22ºC, mas a previsão é de que na segunda-feira a temperatura volte a aumentar, chegando aos 30ºC.


Em São Paulo, o calor também bate os recordes do estado nos últimos dias. Na quarta-feira (30), os termômetros registraram 33ºC, o último registro alto de temperatura na cidade de São Paulo foi em outubro de 2014, quando atingiu a temperatura de 37,1ºC. A previsão para hoje é que os termômetros registrem a temperatura de 38ºC, segundo os dados do Inmet, embora em algumas cidades do interior paulista tenha chegado a 40ºC. Mas, assim como no RJ, a temperatura também irá diminuir e poderá ter uma queda de até 15ºC durante o fim de semana.


No Paraná, outro estado bastante afetado pelo calor, as temperaturas não chegaram a ser tão altas como em SP e no RJ, mas ainda enfrentam uma forte onda de calor, chegando a registrar hoje 36ºC em Curitiba, onde o último recorde de alta temperatura havia sido de 35,2ºC em 1987. Minas Gerais também não tem sido diferente, a previsão para hoje é de que os termômetros registrem entre 22ºC e 37ºC e já foi emitido um alerta pelo Inmet de que a umidade relativa do ar poderá chegar aos 10%. A previsão para os próximos dias é de que seja registrado 43ºC nas regiões Norte e Noroeste do estado, há ainda a possibilidade de ocorrerem algumas chuvas isoladas no domingo (4).


O motivo de tantos recordes se deve ao fato de que o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil estão sendo cobertos por uma massa de ar seco e quente, fazendo com que a umidade fique baixa e eleve a temperatura. Segundo a OMS, o índice ideal de umidade é que seja a partir de 40% e nos próximos dois dias estará por volta de 22%. "Essa frente fria não vencer a massa de ar seco, mas vai minimizar o efeito do calorão nos últimos dias. É só um refresco no fim de semana, porque, na semana que vem, voltam novamente as altas temperaturas", disse o meteorologista Thomaz Garcia ao jornal Folha de S. Paulo.


Comments


bottom of page