top of page
Foto do escritorMayara Beani

Recordes em casos, colapso do sistema de saúde e subnotificação, são o retrato do caos na Índia.

Com mais de 1 milhão de novos casos nos últimos 3 dias, falta de oxigênio e subnotificação de dados, Índia acende alerta global


Por: Mayara Beani


Créditos: Our Word in data


A Índia registrou 352.991 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (26), sendo mais de 1 milhão de novos infectados nos últimos 3 dias, isso faz do país o responsável por 48% de todos os casos do mundo nas últimas 24 horas, segundo dados do projeto do "Our World in Data". Totalizando 17,3 milhões de casos e 195 mil mortos desde o início da pandemia.


Créditos: Our Word in data

Créditos: Our Word in data

Tais dados, porém vem sendo questionados pela imprensa internacional e por infectologistas, que estimam que o verdadeiro número de mortes pode ser de duas a cinco vezes mais o que está sendo divulgado. Várias cidades estão registrando um número maior de cremações e enterros segundo os protocolos da Covid do que os dados divulgados.


O caos vai além dos números, este aumento repentino de casos, levou o sistema de saúde ao colapso, a maioria dos hospitais em Nova Delhi, capital da Índia, e em muitas outras cidades do país já não têm leitos, e a falta de oxigênio leva pacientes à morte nos corredores dos hospitais, com isso as famílias são forçadas a buscar tratamento alternativo para seus familiares em casa.


Este cenário gera um novo risco à saúde pública: a comercialização de oxigênio, equipamentos hospitalares e medicamentos no mercado negro, a preços abusivos, medicamentos falsos e muitas vezes sem as devidas condições sanitárias.


A situação alarmante acendeu o alerta ao redor do mundo, e países como EUA, Reino Unido e França decidiram auxiliar, enviando equipamentos médicos, respiradores, insumos para vacinas, kits de teste rápido e oxigênio. A preocupação com o cenário na Índia está intimamente ligada ao medo de que uma nova crise global se expanda e retarde o retorno à normalidade. O consenso é cada vez mais de que esta é uma luta comum, global.


O Diretor Regional da OMS do Sudeste Asiático (WHO South-East Asia) Dr. Poonam Khetrapal Singh, em discurso no Fórum Parlamentar da Ásia-Pacífico sobre Saúde Global – (Reunião Virtual sobre Covid-19 nesta segunda-feira 26), em um panorama geral da covid na região, indicou como possíveis causas do recente aumento dos índices de contaminação o pelo surgimento de novas variantes do vírus e o uso inconsistente ou a flexibilização precoce das medidas sociais e de saúde pública, e cobrou dos líderes políticos e da comunidade em geral, maior compromisso com tais e quaisquer medidas de saúde pública, que possam auxiliar no controle do vírus.


O distanciamento físico funciona. Máscaras funcionam. A higiene das mãos funciona. Ventilação funciona. Testes, rastreamento de contato, isolamento e fornecimento de tratamento - todos funcionam para interromper a transmissão e salvar vidas” disse o Diretor Regional Dr. Poonam Khetrapal Singh.









2 comentários

2 Comments


Ricardo Drudi Lima
Ricardo Drudi Lima
Apr 27, 2021

Enquanto a crise pandêmica não acabar para todos, não acabará verdadeiramente pra ninguém.

Like

Donny Beani
Donny Beani
Apr 27, 2021

Importante lembrar da Índia neste momento, pois é um país gigantesco e com enorme deficiência sanitária.

Excelente matéria

Like
bottom of page